NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

GT de Integridade se reúne para dialogar sobre o GGIP e 10 anos da Lei Anticorrupção

Encontro aconteceu na última terça-feira, no escritório Mattos Filho, e contou com uma oficina sobre o Guia de Gestão de Integridade Privada

13/07/2023

Compartilhar

O Grupo de Trabalho de Integridade do Instituto Ethos se reuniu presencialmente no dia 11/07 para debater sobre o Guia de Gestão de Integridade Privada (GGIP) e o aniversário da Lei Anticorrupção, que completará 10 anos em 1º de agosto. O encontro que ocorreu no escritório Mattos Filho é uma oportunidade de compartilhar boas práticas, além de ampliar a sua rede de contatos com pessoas que possuem o interesse em promover uma sociedade mais íntegra.

A reunião foi conduzida por Marcela Greggo, coordenadora de Projetos de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção do Instituto Ethos. No primeiro momento, Karoline Oliveira, assistente de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas, também do Instituto Ethos, abordou o Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, passando por pontos como os desempenhos por indicador, estágios de maturidade das empresas na temática e estratégias de negócio que contribuem para o desenvolvimento sustentável da empresa.

Em seguida, Guilherme France, consultor e redator na elaboração do GGIP, apresentou e compartilhou como foi feita a estruturação do guia: “Mapeamos quais são as principais áreas de interesse em que seria possível desenvolver o Guia. Importante lembrar que a própria proposição dele, vem de um diagnóstico do Ethos de que essa é uma temática que precisa ser coberta, já que temos uma lacuna de materiais desse tipo no âmbito da sociedade civil e setor empresarial”.

Em sequência, Marcel Ribas, sócio do Mattos Filho, e Marina Mantoan, sócia do EY e revisora do GGIP, iniciaram um diálogo a respeito dos 10 anos da Lei Anticorrupção. Ambos compartilharam experiências e responderam dúvidas sobre o tema.

“Trabalhar com Compliance, é trabalhar com um setor que está em constante transformação. Acho que isso é uma realidade para qualquer negócio, mas, talvez, nós do Compliance estamos presenciando uma mudança mais rápida do que estamos acostumados.

– Marcel Ribas

Por fim, as associadas Ethos se reuniram em pequenos grupos para debaterem sobre três temas do GGIP: Programa de integridade, denúncia de irregularidades e relações públicos-privadas. Foi uma oportunidade de compartilhar experiências sobre os maiores desafios para o avanço dessas práticas, além de propor mecanismos para implementá-las e fortalecê-las.

Guia de Gestão de Integridade Privada (GGIP)

O Guia é um material inédito que será publicado pelo Instituto Ethos e contará com boas práticas para ajudar as empresas a melhorarem a eficácia dos programas de integridade na perspectiva da boa governança, fortalecendo as ferramentas de prevenção de suborno, corrupção e crimes econômicos, consequentemente, aprimorando o comportamento do mercado.

O material está previsto para ser lançado ainda em 2023, e contará com uma metodologia revisada por profissionais da área, pesquisas qualitativas, análises dos marcos regulatórios brasileiros, normas internacionais e de lacunas e contradições nas empresas.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Lucas Costa Souza

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.