NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Indicadores Ethos são lançados no México para sensibilizar organizações e empresas

Trabalho é resultado de parceria com Fechac e Persé

20/09/2019

Compartilhar

A Fundação de Empresários Chihuahuense (Fechac) e o Centro de Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Sustentável (Persé) apresentaram no México, no mês de agosto, os Indicadores Ethos com o objetivo de sensibilizar as organizações e empresas locais em responsabilidade social e sustentabilidade. A disponibilização da ferramenta foi possível através da aliança estabelecida com o Instituto Ethos.

Em entrevista coletiva, Gilberto Cueva Pizarro, presidente da Fechac em Juárez, informou que, para fornecer essa ferramenta sem precedentes no México, buscou-se a melhor referência na América Latina em termos de responsabilidade e sustentabilidade.

“O Instituto Ethos tem mais de 500 empresas associadas e, desde 2000, implementou seus Indicadores Ethos em mais de 3700 empresas; além disso, participou da construção de mais de 20 políticas públicas em seu país ”, afirmou Cueva.

Ana Lucia de Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos; Ana Karen Tirado Heredia, coordenadora de RSE da Persé; e Fernando Ávila Ortega, diretor da Fechac em Juárez, também participaram do evento de lançamento.

Em seu compromisso de melhorar a comunidade através de melhores empresas, O Instituto Ethos disponibiliza a ferramenta para qualquer tipo de organização, seja iniciativa privada, entidade pública, organização sem fins lucrativos ou organização internacional.

“O que queremos é apoiar os interessados ​​em trabalhar de forma responsável e sustentável, ou seja, que suas atividades não sejam apenas voltadas para o lucro, mas que seus resultados também beneficiem clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e comunidade”, explicou Pizarro.

Durante o lançamento no México, Ana Lucia falou sobre os Indicadores Ethos: “Consiste em um autodiagnóstico que permite às organizações conhecer e desenvolver forças para evitar riscos comerciais. Além de ajudar quanto a definição de objetivos, prazos e ações de sustentabilidade e outros benefícios, como melhoria contínua, alinhamento internacional e visibilidade.”

Próximos Passos

Após o lançamento, nos próximos passos do trabalho, a Fechac e o seu centro de sustentabilidade iniciarão a aplicação piloto dos Indicadores em algumas empresas para avaliar se as adaptações e ajustes estão adequadas à realidade mexicana nesse sentido. “A partir dessa avaliação, passarão a oferecer os Indicadores Ethos-Fechac para as empresas (início em 2020) com a possibilidade de contarem com apoio específico de consultores – que foram capacitados durante as atividades de lançamento em agosto – para estruturar seus planos de ação de sustentabilidade”, explica Ana Lucia.

A partir disso, de acordo com a diretora-adjunta do Ethos, o diálogo com os públicos-chave como empresas de diferentes setores e portes, imprensa, academia e profissionais de sustentabilidade, ajuda a posicionar o projeto e a potencializar as ações já empreendidas pelo setor privado do estado de Chihuahua em favor do desenvolvimento sustentável.

Indicadores Ethos no Mundo

O México se soma a outros seis países da América do Sul, além do Brasil, que usam os Indicadores Ethos como ferramenta de diagnóstico, planejamento e gerenciamento da cadeia de valor. “Empresas latino-americanas conseguem se comparar com as empresas de seu próprio país e também com outras empresas da América Latina, o que é uma boa forma de verificar como suas operações latino-americanas estão progredindo e gerar aprendizados sobre sua atuação em diferentes territórios”, completa Ana Lucia.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.