NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Instituto Ethos realiza workshop com Cadeia de Valor da Leão Alimentos

23/08/2016

Compartilhar

O programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Leão Alimentos já está na penúltima fase e deverá encerrar o primeiro ciclo de atividades no fim de 2016. Além da Leão, participam a Cia. dos Pallets, Crivellaro, Ecolab, ET&S, Klabin, Marca Ambiental e Tetra Pak.

No início do mês (4), o Instituto Ethos realizou um workshop a fim de debater planos de ação para a cadeia de suprimentos da Leão Alimentos. A Leão Alimentos faz parte do programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor e escolheu sete empresas para ser seu grupo de referência e definir temas prioritários na gestão da sustentabilidade. São elas: Cia. dos Pallets, Crivellaro, Ecolab, ET&S, Klabin, Marca Ambiental e Tetra Pak.

O projeto conta com cinco etapas. A primeira delas é a seleção de fornecedores, que são introduzidos em assuntos socioambientais, como clima, direitos humanos e integridade. Em seguida, as companhias participantes preenchem o questionário dos Indicadores Ethos, obtendo um relatório de suas práticas e observando oportunidades de melhoria. Um dos objetivos do workshop, que constitui a terceira fase do processo, foi justamente auxiliar essas organizações a mapear os pontos mais relevantes e críticos nos quais devem se concentrar, além da troca experiências.

Na ocasião, o diretor executivo do Ethos, Caio Magri, apresentou as ações do instituto e sua relevância para as empresas e a sociedade. Posteriormente, Reynaldo Goto, diretor de Compliance da Siemens, Karina Chaves, gerente de Sustentabilidade e Diversidade do Grupo Carrefour, e Flavia Resende, coordenadora do Fórum Clima, apresentaram cases de seu local de trabalho e suas próprias experiências com a responsabilidade social e a cadeia de valor.

Para Goto, “se a empresa não tem um sistema de controle, não tem como combater a corrupção”. Já Karina dialogou sobre como a diversidade é importante para o setor privado. “Para a cultura da diversidade estar viva na empresa é preciso haver um processo contínuo”, diz ela. Por último, Flavia Resende tratou do impacto da precificação do carbono no setor privado, na economia brasileira e no meio ambiente.

A troca de experiências é essencial para entender como as práticas sustentáveis podem e devem ser implementadas e qual é sua influência na estratégia de negócios. O programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Leão Alimentos está na penúltima etapa e deverá encerrar o primeiro ciclo de atividades no final de 2016.

Para saber mais sobre a iniciativa e engajar sua cadeia de suprimentos na sustentabilidade, clique aqui ou envie um e-mail para [email protected].

 

Por Flávia Mendes, do Instituto Ethos.

Foto: Arquivo pessoal

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.