NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Iniciativa de autorregulação do setor da infraestrutura realiza primeira reunião

Premissas sobre como as ações serão desenvolvidas foram debatidas pelas empresas signatárias

12/06/2019

Compartilhar

No último dia 22 de maio, o Centro de Estudos em Ética, Transparência, Integridade e Compliance (FGV-Ethics) recebeu organizações e empresas que integram a iniciativa que busca construir autorregulação no setor de Infraestrutura. Os facilitadores desse processo, Instituto Ethos, FGV-Ethics e IFC, estão unindo esforços para viabilizar um processo de diálogo amplo e transparente com os diversos stakeholders do setor de infraestrutura e a sociedade em geral para endereçar importantes desafios do setor ligados à ética, integridade, transparência e ao combate à corrupção. O resultado desse processo será a implementação da autorregulação em infraestrutura.

Ligia Costa, coordenadora geral da FGV-Ethics, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando a premissa do movimento que foi lançado no dia 8 de maio. “Queremos construir com vocês, pois acreditamos em uma ação coletiva. Individualmente não chegaremos a lugar nenhum”, destacou Lígia.

Tanto o Ethos quanto a IFC reforçaram esse propósito e nesta primeira reunião, a intenção foi estabelecer um diálogo conceitual sobre a autorregulação no setor da infraestrutura. Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, observou ser este um ponto inicial, que não sofrerá impactos com a adesão de novas empresas. “Importante garantir memória de onde estamos para que quem der início possa embarcar do ponto onde estamos, a fim de dar celeridade ao processo”, disse.

“A retomada dos investimentos em infraestrutura passa, necessariamente, por um fortalecimento da transparência e da integridade do setor. Somente uma construção participativa e envolvendo toda a cadeia do setor trará credibilidade e legitimidade a esse fortalecimento”, afirma Hector Gomez Ang, Country Head da IFC no Brasil.

No encontro, o diálogo girou em torno dos princípios de governança e integridade e foi identificada a necessidade de criação de grupos temáticos que se reunirão para avaliar temas pertinentes a construção coletiva. A ideia é definir as regras de autorregulação do zero para este setor, inspiradas nas melhores práticas internacionais. “As experiências do Ethos, FGV e IFC nos dão a oportunidade de avançar muito nesta questão que tem início hoje”, ressaltou uma das empresas signatárias.

O grupo também entrou em consenso quanto ao o papel da iniciativa de autorregulação, que não será de punir e vigiar. Mas, sim, de monitorar e estabelecer regras para uma nova forma de conduzir os negócios que vai além do compliance, principalmente nos temas em que, além de esforços individuais, é necessária uma ação conjunta dos players do setor.

O grupo voltou a se reunir no dia 29 de maio para dar andamento ao desenvolvimento das ações. Empresas e organizações do setor de infraestrutura ainda podem aderir à iniciativa  enviando e-mail para: [email protected]. Atualmente, a iniciativa conta com 20 organizações e empresas que assinaram o Termo de Adesão e a Carta de Princípios.

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.