NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Instituto Ethos e parceiros retiram participação no Guia Exame de Diversidade

16/06/2021

Compartilhar

Decisão foi tomada por conta da condução da Exame no reconhecimento das empresas participantes

O Instituto Ethos recebeu com surpresa as informações sobre como a Exame pretende consolidar e divulgar os resultados da 3ª edição do Guia Exame de Diversidade.

Essa iniciativa, publicação pioneira no Brasil, fruto da parceria entre Exame e Instituto Ethos, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Movimento Mulher 360 e Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), tem se estabelecido como uma referência importante para o setor empresarial na promoção da diversidade e inclusão, em função do crescente interesse que as companhias têm na agenda, e também pela credibilidade e trabalho desenvolvido por todos os parceiros.

Nesta edição, tivemos a participação de 192 empresas que decidiram aderir ao processo de premiação a partir de um regulamento que foi estabelecido e amplamente divulgado por todas as partes.

Na última semana, fomos informados pela Exame que:

– As entrevistas seriam conduzidas apenas com as empresas que foram escolhidas para serem destaque da publicação e não como meio para identificar as que seriam destaque da publicação;

– Dariam maior destaque, na publicação, às empresas selecionadas a partir de critérios editoriais, não os previstos na metodologia;

– As empresas selecionadas pelos critérios definidos no processo e metodologia do guia não teriam visibilidade no evento de premiação.

Além disso, Ethos também foi mencionado como parceiro do evento de reconhecimento, porém não teve nenhuma participação na concepção e produção.

O processo e a metodologia do Guia foram criados para dar objetividade à escolha das empresas que terão suas ações destacadas. Propor a seleção por critérios editoriais é subjetivo e dá margem a questionamentos sobre a credibilidade da iniciativa. Além disso, não dar visibilidade às que foram selecionadas como destaque pela metodologia previamente definida é ir na contramão do que estabelecemos como processo de premiação, além de desrespeitar o acordo que fizemos com as empresas participantes.

As organizações parceiras do guia sempre respeitaram a independência do veículo de mídia e nunca quiseram interferir nos processos editoriais. A questão, aqui, no entanto, não se refere à independência jornalística, mas ao não cumprimento no disposto no regulamento da 3ª edição.

Por conta disso, Ethos e parceiros comunicaram à Exame o descontentamento com esse processo e indicaram que não autorizariam a menção do nome das organizações como parceiras se a opção deles fosse a de não seguir o regulamento que estabelecemos e divulgamos às empresas. A resposta recebida foi de que seguiriam com a publicação apesar dos apontamentos.

Por essa razão, independentemente dos resultados que serão divulgados hoje no evento de reconhecimento, Ethos e parceiros manifestam seu desacordo com os métodos e o processo como esse trabalho foi conduzido em suas etapas finais.

Entendemos o valor da participação das empresas e lamentamos que o investimento de tempo, recursos humanos e dedicação ao processo não tenha sido respondido à altura.

Mesmo com a saída do Ethos do Guia, o Instituto e os demais parceiros estão estudando uma forma de melhor reconhecer os esforços das empresas participantes.

Leia a carta enviada às empresas participantes da 3ª edição do Guia Exame de Diversidade.

Por: Instituto Ethos; Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; Movimento Mulher 360; e Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS)

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.