NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Instituto Ethos estreia série de Conferências em 2023 em comemoração aos seus 25 anos

A edição comemorativa é a primeira Conferência Ethos 360º presencial depois da pandemia da covid-19

12/06/2023

Compartilhar

A primeira Conferência Ethos 360º realizada de forma presencial, depois da pandemia da Covid 19, acontece no próximo dia 20 de junho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento também celebra os 25 anos de existência do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da realização da Conferência – o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo, e será a primeira de uma série de cinco Conferências Ethos 360º que serão realizadas em 2023 – Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), São Paulo (SP) e duas edições virtuais.

Nesta edição comemorativa, que conta com patrocínio de Novelis e Raízen, Hydro, e apoio da Gol e Facility evento terá como temas centrais as prioridades de atuação do Instituto Ethos, como as desigualdades sociais e econômicas do Brasil, seus impactos e os caminhos que a sociedade e as empresas precisam trilhar para o seu enfrentamento. Neste tema, será realizado um diálogo com o título “O futuro não será desigual”, sobre as perspectivas para o combate às desigualdades que fazem do Brasil uma nação socialmente injusta.

“Neste ano em que comemoramos 25 anos de trajetória, escolhemos como tema prioritário de atuação, em todas as nossas frentes, o combate às desigualdades brasileiras. E queremos convocar as empresas à corresponsabilização neste tema, pois somente com uma atuação ampla, forte e conjunta poderemos ter sucesso no enfrentamento às injustiças e desigualdades do país”, diz Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Na programação da Conferência, outro tema de destaque é “Por uma reforma tributária 3S: sustentável, solidária e saudável”, que trará propostas com foco em ações para proteção do meio ambiente, da saúde da população e na minimização das desigualdades sociais que impactam a sociedade por meio do atual sistema tributário. A mesa será composta por Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marina Esteves, coordenadora de projetos em Clima e Meio Ambiente do Instituto Ethos, e Felipe Saboya, diretor-adjunto do Instituto Ethos.

As questões ambientais ocupam amplo espaço na programação também, com debates em torno dos impactos dos eventos climáticos nas regiões entre as populações de menor renda e amparo social, propondo a conexão da agenda de clima e meio ambiente com a discussão dos direitos humanos. A responsabilidade das empresas com as questões ambientais, sociais e de governança (ASG) será tema de dois painéis do evento. São eles: “Soluções Baseadas na Natureza”, que irá discutir o seu conceito e apontar alternativas para a redução da emissão de carbono e gases do efeito estufa na atmosfera; e o “Eventos climáticos extremos e justiça socioambiental”, oferecido pela Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que abordará os impactos da mudança do clima no dia a dia de diferentes populações e irá argumentar sobre a impossibilidade de se tratar a agenda de clima e meio ambiente de maneira desconectada da discussão sobre direitos humanos.

Na Conferência será lançada a Carta de Compromisso Trabalho Decente em Plataformas Digitais, pelo Instituto Ethos, com o objetivo de promover um compromisso robusto das empresas com os princípios e diretrizes que possam garantir o trabalho digno nas plataformas digitais. A carta possui cinco pilares centrais que direcionam os compromissos empresariais: Diálogo Social, Condições de Trabalho e Rendimentos Justos, Responsabilidades e Transparência, Comunicação Objetiva e Inclusão Social e Diversidade. Entre os itens, estão pautados, por exemplo, o diálogo junto aos trabalhadores independentes sobre rendimentos e horários de trabalho, o estímulo às formas de acesso à previdência e planos de saúde e a promoção de políticas que aperfeiçoem os termos, regras, acordos e condições de uso das plataformas.

Para divulgar a Carta de Compromisso, o Instituto Ethos organizou uma mesa de debate sobre essa temática, que contará com a participação de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Johnny Borges, Head de Impacto Social do Ifood, e Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, no papel de mediadora.

EMPRESAS E A AGENDA ASG

Ainda na programação está o debate em torno da “Diversidade, Equidade e Inclusão: De que modo consolidar avanços e evitar retrocessos?”, que irá mostrar os resultados da Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão, e discutirá os avanços das empresas, pontos de estagnação e prioridades para a ação do setor privado.  As empresas também terão espaço para apresentar cases em sustentabilidade, como a Accenture – destaque na última pesquisa Ethos de Diversidade -, que refletirá sobre os desafios e as mudanças provocados pela agenda ASG e como ampliar as perspectivas internas para além da prestação de contas aos investidores. A Raízen, por sua vez, discutirá a importância do compliance na agroindústria e o papel de grandes players na cadeia produtiva. E a Novelis mostrará a circularidade da latinha de alumínio no Brasil.

ETHOS SERVIÇOS

Também serão abordados os principais desafios para os profissionais da carreira ASG e apresentados os serviços oferecidos pelo Instituto Ethos, desenvolvidos para contribuir com a melhoria do desempenho das empresas nessa jornada, com o lançamento do Ethos Serviços.

O Ethos Serviços é uma área recém-criada pelo Instituto, que reúne uma equipe de consultores para o apoio de empresas (associadas ou não ao Ethos) para desenvolverem as competências necessárias para atuar com as práticas ASG. A nova área envolve desde consultoria, diagnóstico, desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade e censos de diversidade até plano de ações, monitoramento e mensuração das iniciativas.

“É uma consultoria de forma completa e individualizada para as empresas que almejam avançar e desenvolver as competências necessárias na agenda ASG”, diz Ana Lucia Custódio, diretora-adjunta do Instituto Ethos.

Sobre a Conferência Ethos 360°

A Conferência Ethos 360° promove debates para reflexão sobre temas sociais, políticos e econômicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e busca por equidade, diversidade, inclusão e transparência. Realizada desde 1998, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Entre seus objetivos estão:

  • Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro;
  • Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas;
  • Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país
  • Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.

A Conferência Ethos 360° Rio de Janeiro 2023 tem patrocínio das empresas: Patrocínio Diamante – Novelis e Raízen | Patrocínio Bronze – Hydro | Transportadora oficial – Gol | Apoio – Facility, Coletiva Mídia e Marsh McLennan | Apoio de mídia – Plurale.

Por:  Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.