NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Instituto Ethos lança o programa Município Transparente em Barcarena e Paragominas, no Pará

Objetivo é fomentar a adoção de práticas de governança e o desenvolvimento de ações de Governo Aberto e integridade pública entre agentes do poder público

22/03/2024

Compartilhar

O Instituto Ethos, em parceria com a empresa Norsk Hydro Brasil Ltda, lançará na próxima semana o Município Transparente: Programa de Governo Aberto e Integridade Pública. As localidades contempladas serão os municípios paraenses Paragominas, cujo lançamento será na terça-feira (26/03), e Barcarena, com inauguração na quinta-feira (28/03).

O programa tem como objetivo fomentar a adoção de práticas de governança e o desenvolvimento de ações de integridade pública, por meio da formação de servidores em temas como ética,  controle interno e uso de instrumentos de aprimoramento da transparência ativa. Também faz parte do escopo o trabalho dessas agendas com a sociedade civil e o setor privado.

As atividades desenvolvidas visam contribuir com o fortalecimento do controle interno, estimulando a melhoria dos processos e da relação público-privada, possibilitando, inclusive, economia de recursos públicos e empoderamento dos agentes públicos.

Para o Diretor-Adjunto do Instituto Ethos, Felipe Saboya, existe um grande número de empresas interessadas em desenvolver o projeto Município Transparente nas cidades onde possuem operação. “Há um benefício mútuo: é uma oportunidade para as gestões municipais aprimorarem suas práticas e processos de transparência, integridade e participação social. Por outro lado, é também uma possibilidade para as empresas melhorarem a relação público-privada e minimizarem riscos”, destaca Saboya.

Ainda de acordo com o representante do Instituto Ethos, “as experiências de projetos anteriores mostraram esses resultados em diferentes contextos. Por isso, estamos muito satisfeitos com essa parceria com as Prefeituras de Paragominas e Barcarena e a participação da empresa Hydro nesse processo. Esperamos que esse exemplo possa ser replicado em outras cidades da Região Norte”.

Até o final de maio, serão realizadas oficinas com agentes municipais na agenda de governo aberto e transparência pública. Já na segunda fase do projeto, prevista para 2025, a sociedade civil também passará por uma formação sobre as temáticas do projeto e com a possibilidade de acompanhar o trabalho realizado pelas prefeituras.

O setor privado, por sua vez, será estimulado a promover os princípios de integridade e combate à corrupção, visando subsidiar o diálogo e promover a sensibilização para os temas centrais do  projeto, entre eles integridade, transparência e combate à corrupção.

O programa não tem custos para as prefeituras envolvidas e será conduzido de forma autônoma à empresa.

O que é Governo Aberto?

Governo Aberto é um conjunto de ações, processos e mecanismos para promover transparência, integridade, participação social e inovação dentro do poder público e nas suas relações com os distintos atores da sociedade.

A abertura da gestão pública acontece a partir do envolvimento do governo, seus gestores e servidores, além de toda a sociedade, conselheiros de políticas públicas, empresários e qualquer cidadão interessado.

Por: Analítica Comunicação – assessoria de imprensa do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.