NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Integridade em debate na Conferência do Rio

Temática estará presente em três painéis e será abordada em sua transversalidade

17/06/2019

Compartilhar

Em meio a divulgação das trocas de mensagens envolvendo a Operação Lava Jato é importante dialogar sobre o quanto a transparência e a integridade devem, cada vez mais, ser consideradas na estratégia de negócios, inclusive para as empresas. Mitigar riscos reputacionais e perdas financeiras são alguns dos pontos de atenção. Porém, dialogar sobre a “nova” forma de fazer negócios, que vai além do compliance, é uma necessidade que a Conferência Ethos no Rio de Janeiro irá contemplar em três painéis que abordarão a temática da integridade.

O pacote anticrime, sistemas de integridade, compliance e governo aberto das cidades e dos estados serão abordados. Especialistas, empresas, acadêmicos e a sociedade civil poderão endereçar encaminhamentos sobre a lacuna normativa da corrupção privada no Brasil, além de questões sobre como as novas regulamentações influem no ambiente da integridade e de que forma podem impactar o desenvolvimento econômico e social.

O desenvolvimento sustentável requer políticas que incorporem a integridade de forma sistêmica. Um desafio para todas as empresas, principalmente para as pequenas e médias, que precisam considerar o dimensionamento do programa de integridade. No que se refere a esfera pública, a discussão será em torno da realidade local: como a cidade e o estado do Rio de Janeiro endereçam esses desafios quanto à agenda da integridade?

A Conferência também trará diálogos indispensáveis que se somam a outras temáticas como: meio ambiente, direitos humanos, ODS, cadeia de fornecedores, setor de petróleo e gás e a transversalidade entre todos esses temas.

A Conferência Ethos 360º, em sua quarta edição na capital fluminense, acontecerá no dia 25 de junho. Confira a programação e faça a sua inscrição.

Sobre a agenda da Integridade nas Conferências Ethos no Rio de Janeiro

Presente no DNA do Instituto Ethos, realizador da Conferência Ethos, a agenda de integridade é um dos temas presente desde a primeira edição na capital fluminense, quando houve a divulgação de dados sobre a transparência na organização da Olimpíada do Rio. Na ocasião, o Ethos avaliou 142 itens, sendo dados apresentados em sites e sobre a realização de audiências públicas sobre o impacto dos Jogos nas regiões atingidas por obras. A prefeitura do Rio, o governo estadual e o governo federal receberam, cada um, notas abaixo de 50 em uma escala de 0 a 100.

Já em 2017, um dos destaques foi o painel de abertura que contou com José Ugaz, presidente da Transparência Internacional. E, em 2018, o lançamento da pesquisa “Conformidade legal de fornecedores de produtos e serviços a partidos políticos”, fruto de uma parceria entre o Instituto Ethos e Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (IBRACEM), foi um dos pontos altos nessa agenda.

Sobre a Conferência Ethos 360º 

Nesta quarta edição da Conferência Ethos no Rio de Janeiro serão realizadas 20 atividades, mantendo a dinâmica 360º: palestras realizadas simultaneamente em um mesmo espaço, sem divisórias ou isolamento acústico, em que fones de ouvido permitem que os participantes possam migrar de um painel para outro e alternar a audiência conforme o interesse e, assim, aproveitar melhor os diálogos.

Gestores, empreendedores e especialistas de diferentes setores estarão reunidos para debater alternativas em prol da agenda dos negócios e do desenvolvimento sustentável do país.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.