NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Lei da Ficha Limpa: objetivos e importância da sua existência

12 anos da Lei da Ficha Limpa: saiba como tudo começou e qual a participação do Ethos nesse contexto

06/06/2023

Compartilhar

A Lei da Ficha Limpa é uma legislação brasileira que surgiu com o objetivo de promover a moralidade e a probidade no exercício de cargos públicos, ao prever casos de inelegibilidade de pessoas candidatas a cargos públicos, assim como prazos de cessação. Foi resultado de uma mobilização que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas em um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, realizado por organizações que fazem parte do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), dentre as quais, o Instituto Ethos.

Essa mobilização demonstrou a insatisfação da população com a corrupção e a impunidade no país e provocou uma profunda modificação nos parâmetros eleitorais vigentes no Brasil, exercendo um impacto notável no cenário político brasileiro. Conforme esta norma, fica vedada a possibilidade de candidatura a cargos públicos, pelo período de oito anos, para os políticos condenados em processos criminais em segunda instância. Essa mesma restrição é aplicável aos indivíduos que tiveram seu mandato cassado ou optaram pela renúncia a fim de evitar a perda do cargo público.

A Lei da Ficha Limpa representa um avanço significativo no combate à corrupção e na busca por uma política mais ética e transparente. Ela fortalece a democracia brasileira ao estabelecer critérios mais rigorosos para a elegibilidade de candidatos e ajuda a construir um ambiente político mais íntegro e confiável.

 

Por: Marcela Greggo, coordenadora de Projetos de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.