NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Mosaic Fertilizantes investe em práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva

Programa do Instituto Ethos oferece ferramentas e acompanhamento para empresas implementarem ações de sustentabilidade

10/05/2023

Compartilhar

O Programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor é uma iniciativa desenvolvida para empresas que se comprometem com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. O objetivo é fomentar práticas mais responsáveis em relação ao meio ambiente, à sociedade e à economia. Dessa forma, as empresas buscam gerar valor não apenas para si, mas também para seus fornecedores, clientes e para a sociedade como um todo. As ações do programa incluem desde a adoção de práticas de gestão mais sustentáveis até a conscientização dos colaboradores e fornecedores sobre a importância da sustentabilidade. 

Dentro da Mosaic Fertilizantes, o programa enfrentou alguns desafios no início, como a desconfiança dos fornecedores e o desconhecimento de conceitos de ESG (ambiental, social e governança). Para contornar essas dificuldades, um piloto com seis fornecedores foi realizado para testar a aderência do programa à estratégia de ESG da Mosaic e para ajustar o programa de acordo com as necessidades das empresas parceiras. Desde então, várias ações foram implementadas por 36 fornecedores, como a inclusão de KPIs ESG no Balance Score Card, a implantação de comitês de compliance para gestão de ética e anticorrupção e o desenvolvimento de estratégias nacionais de ESG para operações locais. 

Além de melhorar as entregas dos fornecedores, as ações do programa também ajudam a reduzir o impacto ambiental da Mosaic em suas operações e na cadeia de valor como um todo. As empresas participantes desenharam e implementaram ações com impacto direto no Protocolo GHG, desenvolvido para acompanhamento das metas estabelecidas no Acordo de Paris, como o aperfeiçoamento de programas de eficiência no consumo responsável e o desenvolvimento de programas para reduzir o uso de recursos naturais em suas operações. 

A Mosaic também está compartilhando suas experiências e conhecimentos adquiridos por meio do programa com outras empresas do setor para promover a sustentabilidade na cadeia de valor em escala global. Em parceria com o RH Mosaic Fertilizantes, área de Gestão de Talentos, são ministradas sessões de sensibilização do tema Diversidade e Inclusão aos participantes do programa. A empresa também realiza reuniões trimestrais com todos os fornecedores participantes do projeto para discutir conhecimentos e temas relevantes.  

O Programa de Sustentabilidade na Cadeia de Valor tem mostrado resultados positivos desde seu lançamento e continuará sendo aprimorado para promover a sustentabilidade em todas as operações da Mosaic Fertilizantes e de seus fornecedores. 

Por: Kylanne Bitencourt, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.