NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

O tema da inflação alta chega a Conferência Ethos

Cenário atual acende alerta para questões sociais

25/07/2022

Compartilhar

A inflação é um importante elemento no aprofundamento da desigualdade e da pobreza no país, na base da pirâmide econômica, as famílias pobres são as mais impactadas pela pressão inflacionária. Com a recuperação dos níveis de emprego acontecendo aos poucos, porém com uma alta defasagem em relação a recuperação da renda, essa alta impede que a retomada econômica seja pujante na transição para o pós-pandemia

Em um círculo vicioso, a alta dos preços encarece o custo de vida, reduz o investimento, a geração de empregos, as reposições salariais e empobrece as famílias.  Mais pobre e desigual, o Brasil se afasta do desenvolvimento sustentável.

Dentre os problemas causados pela desigualdade social, estão os desafios da educação infantil, passado algum tempo do retorno às aulas presenciais, a evasão escolar acusa números significativos e os danos sociais causados pela pandemia se tornam ainda mais visíveis. Dentre eles, a queda do acesso de meninas à educação no Brasil.  Especialmente atingidas, enfrentam além das dificuldades para o acompanhamento de aulas remotas – por falta de acesso à internet ou de equipamentos -, mais responsabilidades domésticas e de cuidados com a família, que recaem sobre elas junto a necessidade de trabalhar para contribuir no sustento da casa.

Para saber mais sobre os temas, assista aos painéis no canal do Instituto Ethos no YouTube.

26/07 – 15h:  A inflação, o aumento da desigualdade

Com o país registrando os maiores índices de inflação dos últimos 28 anos, refletimos sobre o seu papel no aprofundamento da desigualdade, as razões para a alta, seus impactos e os caminhos para impedir que este cenário inflacionário se torne a regra.

Participante: Marcelo Gomes Ribeiro, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro

28/07 – 15h:   Lugar de menina é na escola! – Desafios e caminhos para a educação de meninas no Brasil

Em 2018, um estudo do Fundo Malala em parceria com o Banco Mundial já indicava que a falta de acesso de meninas à um ciclo educacional de doze anos causa perdas econômicas da ordem de 15 trilhões a 30 trilhões de dólares globalmente – diretamente afetando as desigualdades, a autonomia de meninas e mulheres e o desenvolvimento dos países.

Nos últimos dois anos, o aprofundamento das desigualdades fez com que mais crianças e adolescentes deixassem a escola e neste painel discutiremos as dificuldades para o retorno e a manutenção de meninas na escola, além das políticas de acesso e medidas que podem ser implementadas para mitigar os efeitos da pandemia na educação de meninas brasileiras.

Participantes:

Suelaine Carneiro, coordenadora de Educação e Pesquisa do Geledés Instituto da Mulher Negra
Ariana Britto, coordenadora de Produção de Conhecimento do Centro de Políticas Educacionais na Fundação Getulio Vargas
Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos (mediação)

Acompanhe a Conferência Ethos
Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

Foto: Freepik

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.