NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Perfil Social, Racial e de Gênero: Pesquisa é a mais procurada e citada desde 2016

Levantamento conta com novidades em relação à última edição, realizada em 2016; entre elas, o aumento do número de empresas avaliadas e a inclusão de novo recortes, além do diálogo com políticas públicas

14/11/2023

Compartilhar

O Instituto Ethos iniciou o levantamento de informações junto às principais companhias que atuam no Brasil para a produção do “Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”. Essa é a pesquisa mais divulgada e citada dentre todas já desenvolvidas nos 25 anos do Instituto Ethos. Ela é amplamente usada como um guia de diversidade, equidade e inclusão nas empresas do país, por trazer dados inéditos e pela sua abrangência. A última edição da pesquisa foi realizada em 2016 e, na época, contava com 500 empresas participantes. Agora, o levantamento traz como uma das novidades a ampliação para 1.100 empresas e o acréscimo de novos recortes, com destaque para a avaliação da presença das pessoas LGBTQIAPN+ nas corporações e o diálogo com políticas públicas.

Nesta edição, a pesquisa, realizada em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, tem como objetivo compreender o cenário das diversidades a partir da lista das 1.000 maiores empresas no Brasil e as 100 principais instituições financeiras do país – segundo lista do Valor Econômico. As companhias devem responder um questionário personalizado, cujo prazo para participar da pesquisa é até o dia 31 de março de 2024.

“O Perfil tem como objetivo retratar o público interno das grandes empresas e mostrar os eventuais desequilíbrios em sua composição no que se refere a gênero, raça, faixa etária, pessoas LGBTI+ e a presença de pessoas com deficiência”, diz Caio Magri, presidente do Instituto Ethos. Além disso, destaca Magri, a pesquisa é um convite para que cada liderança empresarial reflita sobre o propósito das práticas adotadas e que podem ser potencializadas para valorizar a diversidade, inclusão e promover a equidade no ambiente de trabalho.

Outro ponto fundamental da pesquisa é entender os impactos provocados pela pandemia de Covid-19 no perfil populacional das grandes companhias. “Se passaram 7 anos desde o último levantamento, com uma pandemia nesse período que impactou diretamente o mercado de trabalho no Brasil. Por todos esses pontos, a participação das empresas é muito importante para sermos assertivos no mapeamento e nas ações necessárias para garantir a diversidade e inclusão no mercado corporativo”, finaliza o presidente do Instituto Ethos.

O Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores, publicado em 2016, até hoje é bastante utilizado pelo mercado como parâmetro para abordagem quanto ao tema e às empresas mais bem colocadas no levantamento. Somente em 2022, mais de 400 reportagens mencionaram o estudo. Desta forma, a atualização da pesquisa tem um grande potencial para consolidar o Perfil como um dos principais estudos nacionais a respeito da diversidade nas empresas.

Para as companhias que integram o ranking das maiores empresas do Brasil, o Perfil Social, Racial e de Gênero é uma oportunidade para contribuir com o mapeamento do cenário da diversidade, equidade e inclusão e como essas diversidades estão distribuídas em diferentes níveis hierárquicos.

O Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas têm o patrocínio do Movimento Mulher 360, da Mover, da PwC Brasil, Anbima, Nubank e da Accenture.

São parceiros estratégicos o CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Rede Empresarial de Inclusão Social, no apoio institucional, contamos com o suporte do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, ABRH Brasil e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.

Para mais informações sobre a pesquisa, a lista das 1.100 maiores empresas e contato do Ipec, clique aqui.

Por: Analítica Comunicação, assessoria de imprensa do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.