NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

ONU Brasil lança Relatório Anual 2022

A ONU implementou mais de 270 iniciativas no Brasil, trabalhando em conjunto com uma rede de mais de 280 parceiros, inclusive os três níveis de governo e com os poderes Legislativo e Judiciário

24/04/2023

Compartilhar

Em 2022, a ONU atuou em cinco eixos estratégicos – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – para apoiar o Brasil em seus esforços de promoção do desenvolvimento sustentável. Os principais resultados do trabalho das 24 agências especializadas, fundos e programas que compõem o Sistema ONU no país estão sistematizados no recém-lançado Relatório Anual 2022.

Durante o ano, as Nações Unidas investiram US$ 127 milhões, em 273 iniciativas e projetos de cooperação. Isso foi possível com o envolvimento de mais de 280 parceiros, inclusive os governos federal, estaduais e municipais, os poderes Legislativo e Judiciário, a iniciativa privada e organizações da sociedade civil.

“A maior parte dessas iniciativas teve como objetivo apoiar o aprimoramento de políticas públicas e o fortalecimento de capacidades institucionais, em uma abordagem estratégica para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil”, explica a coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks.

As Nações Unidas apoiaram o processo de transição a um ambiente econômico justo, de baixo carbono e inclusivo, a partir de investimentos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para beneficiar os 29 milhões de pessoas que vivem na Amazônia, a ONU e parceiros lançaram um mecanismo programático financeiro que tem como objetivo gerar alternativas econômicas sustentáveis para fomentar o desenvolvimento da região, com foco nos grupos populacionais em situação de vulnerabilidade.

“Nós também precisamos nos debruçar sobre nosso planejamento estratégico, já que um novo ciclo programático da cooperação entre a ONU e o Brasil começa em 2023”, conta Rucks. Durante todo o ano, a Equipe de País da ONU esteve em diálogo com as instituições do Estado brasileiro e outros parceiros para discutir e elaborar conjuntamente o novo Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o mais importante instrumento de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação da ONU no país, que vai guiar a atuação das agências especializadas, fundos e programas pelos próximos cinco anos.

Para saber mais sobre o trabalho da ONU no Brasil em 2022, acesse o nosso Relatório Anual.

 

Por: ONU Brasil

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.