ETHOS

Sociedade apresentará agenda para o desenvolvimento sustentável aos candidatos


25/06/2014

Compartilhar

Proposta da Agenda Brasil Sustentável foi lançada nesta quarta-feira (25/6), em São Paulo. Documento está aberto à adesão de organizações e cidadãos.

Diversas organizações da sociedade civil lançaram nesta quarta-feira (25/6) uma agenda brasileira para o desenvolvimento sustentável. O documento, que está aberto para adesões de entidades, ONGs e cidadãos, deverá ser entregue aos candidatos às eleições deste ano e a seus respectivos partidos políticos.

A Agenda Brasil Sustentável – nome oficial do documento – contém um conjunto de princípios e compromissos a ser proposto aos candidatos.

Contando com a adesão inicial de 25 organizações da sociedade civil – entre as quais o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), a Fundación Avina e a Agenda Pública –, o documento possui sete eixos temáticos:

  1. Respeito aos limites do planeta;
  2. Redução das desigualdades e garantias de direitos;
  3. Integridade e transparência;
  4. Economia para a sustentabilidade;
  5. Reforma política e fortalecimento da democracia;
  6. Valorização do trabalho; e
  7. Gestão pública.

“Propomos aos(às) candidatos(as) que se comprometam a incluir em seus planos de governo propostas concretas para os sete temas que consideramos estratégicos para o desenvolvimento sustentável”, afirma o texto.

Confira aqui a íntegra da Agenda Brasil Sustentável.

“Este é um movimento da sociedade civil, apontando alguns elementos que achamos fundamentais para o debate eleitoral, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo”, explicou Gláucia Barros, da Fundación Avina, no lançamento da agenda.

Oded Grajew, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, destacou a importância da articulação de diversas organizações para elaborar e propor o documento aos candidatos. “O que nos une é uma visão de mundo e de país muito semelhante. Queremos um Brasil que ofereça qualidade de vida a todos e não apenas a alguns”, declarou.

A iniciativa conjunta das organizações participantes também foi realçada por Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos. “Embora sejamos ricos, como sociedade civil, temos trabalhado de forma fragmentada. O que estamos fazendo agora é trabalhar com uma agenda comum”, argumentou.

Abrahão lembrou que o Movimento Brasil Sustentável é aberto. “Esperamos que outras organizações se juntem àquelas que iniciaram o processo”, convidou.

Como participar do movimento

Durante o evento, realizado no espaço da Ação Educativa, em São Paulo, foi explicado que organizações e cidadãos poderão participar do Movimento Brasil Sustentável aderindo formalmente ao documento, pelo e-mail [email protected].

Outra forma de participar é divulgar e comentar os conteúdos das páginas da Agenda Brasil Sustentável no Facebook (https://www.facebook.com/AgendaBrasilSustentavel) e no Twitter (https://twitter.com/agendabrs).


CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.