NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Pacto Brasil pela Integridade Empresarial é apresentado com exclusividade para GT do Ethos

Grupo de Trabalho de Integridade discute novas estratégias para promover a ética corporativa

08/03/2024

Compartilhar

No último dia 5 de março, o Instituto Ethos foi palco de uma importante discussão sobre integridade empresarial durante o encontro do Grupo de Trabalho de Integridade. O destaque do evento foi o lançamento do “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”, da CGU (Controladoria Geral da União), um marco que visa fortalecer a cultura da ética e transparência no ambiente corporativo.

Renato Machado, diretor de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da CGU, ressaltou a importância do Pacto como um complemento ao Pró-Ética, reconhecendo a necessidade de um compromisso mais amplo por parte das organizações. “O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial não é uma premiação, mas sim um compromisso firmado pelas empresas em direção à integridade”, afirmou Machado.

Uma das principais preocupações abordadas foi a inclusão de empresas de pequeno e médio porte no processo de melhoria dos programas de integridade. Machado destacou que o Pacto oferece ferramentas acessíveis para essas empresas, permitindo que elas realizem um autodiagnóstico e identifiquem áreas de melhoria.

Outro ponto relevante foi a relação entre o Pacto e o financiamento público, com o BNDES anunciando a exigência de programas de integridade para acesso ao financiamento. O Pacto se apresenta como uma referência para as empresas nesse processo, oferecendo um modelo sólido e adaptável.

A iniciativa também busca tornar transparente o compromisso das empresas, permitindo a publicação das notas de avaliação, caso desejem. Além disso, o Pacto oferece um caminho claro para aprimoramento contínuo, incluindo diretrizes e materiais de apoio disponibilizados pelo Instituto Ethos.

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.