NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Pacto Global sugere respostas das empresas à COVID-19

Coronavírus afeta também o comércio e a economia globais

20/03/2020

Compartilhar

O surto da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, não é apenas uma crise global da saúde, mas afeta também o comércio e a economia globais. Seu impacto está crescendo e será sentido no curto e no longo prazo. Todos os setores da sociedade foram afetados pelo surto – incluindo a comunidade empresarial internacional.

Como a maior iniciativa corporativa de sustentabilidade do mundo, o Pacto Global das Nações Unidas está pedindo aos líderes empresariais de todos os lugares que se unam para apoiar comunidades e empresas afetadas pelo surto.

O Pacto Global expressa preocupação com a situação que se desenrola nos países afetados e está em solidariedade com seus participantes, colegas e com a população neste momento difícil e espera um fim rápido para esta crise.

Um plano internacional coordenado envolvendo o setor empresarial será fundamental nos esforços para apoiar os países afetados e limitar mais interrupções.

No espírito de responsabilidade, solidariedade e cooperação internacional, o Pacto Global está incentivando as empresas de todos os lugares a tomarem medidas imediatas para apoiar as comunidades e negócios afetados no momento de necessidade.

As ações sugeridas incluem, entre outras:

– Suporte financeiro: contribuir com fundos como o Plano Estratégico de Preparação e Resposta (Strategic Preparedness and Response Plan – SPRP), que descreve atividades e recursos necessários a organizações internacionais de saúde em todo o mundo, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para implementar medidas prioritárias de saúde pública em apoio à resposta dos países ao surto.

– Aumentar a conscientização: compartilhar informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) sobre precauções e outras medidas preventivas.

– Ser flexível: exercer flexibilidade em termos de acordos de trabalho remoto para funcionários que desejam limitar seu contato com outras pessoas e trabalhar em casa. Apoiar as empresas e os fornecedores afetados pelo surto adotando uma abordagem flexível e compreensiva às suas negociações comerciais. Ser flexível nos prazos de entrega e pagar as faturas imediatamente.

– Ser compassivo: entrar em contato com amigos e colegas para perguntar o que precisam e oferecer apoio.

– Fornecer ajuda e suporte: explorar como a empresa pode dar suporte, inclusive aproveitando sua cadeia de suprimentos global, para aumentar o suprimento de itens essenciais em áreas e países afetados. As empresas também podem oferecer ativos, recursos e apoio financeiro para fornecer suprimentos médicos e aumentar o apoio aos esforços de assistência.

O Pacto Global está monitorando a situação e acompanhando as atualizações da OMS.

Por: ONU Brasil

Foto: LYCS Architecture/Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.