NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Prêmio Planeta Campo abre inscrições para práticas sustentáveis da agricultura e pecuária

Iniciativa irá reconhecer agricultores e pecuaristas que desenvolvem ações de ASG (ESG)

19/06/2023

Compartilhar

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil, o Canal Rural abre inscrições para a 2ª edição do Prêmio Planeta Campo. A iniciativa irá reconhecer as principais práticas sustentáveis de produtores rurais de todo o país.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site. O prêmio tem o objetivo de valorizar os agricultores e pecuaristas que lideram fazendas produtivas e com impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade.

A premiação é um dos pilares do projeto Planeta Campo, primeiro programa diário focado em sustentabilidade da TV brasileira. Serão avaliadas pequenas, médias e grandes propriedades rurais que desenvolvem ações de ASG (ESG) nas categorias agricultura e pecuária, além de uma categoria específica para a agroindústria. Todas as regras podem ser conferidas no edital que se encontra no site. No ano passado foram mais de 170 propriedades inscritas.

Etapas da premiação – As iniciativas inscritas no 2º Prêmio Planeta Campo passarão por um comitê de seleção formado por seis instituições para garantir a análise criteriosa de cada participante, além de conferir transparência e credibilidade ao processo.

O comitê de seleção será formado pelas organizações realizadoras e parceiras da iniciativa com representantes do Canal Rural, Instituto Ethos, Integrow, MBPS (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável), GAAS (Grupo Associado da Agricultura Sustentável) e Embrapa. Após a análise do comitê, serão selecionados 21 finalistas. Destes, sete sairão vencedores, sendo três fazendas de agricultura, três de pecuária e uma agroindústria.

A intenção do Prêmio Planeta Campo é valorizar a diversidade de iniciativas sustentáveis que fazem parte da agropecuária brasileira. Por este motivo, a premiação irá reconhecer propriedades inéditas.

Quem se inscreveu no ano passado pode e deve participar novamente para ter uma nova oportunidade dessa vez. No entanto, os ganhadores da edição anterior não serão premiados de novo.

“A ideia é que o prêmio seja um reconhecimento para os produtores e agroindústrias que desenvolvem o setor de maneira sustentável. Não queremos gerar uma competição, mas sim reconhecer a cada ano novos ganhadores”, salienta Jaqueline Silva, diretora do Canal Rural responsável pelo projeto.

Fórum Planeta Campo

A premiação dos ganhadores será realizada no dia 9 de novembro, no mesmo dia em que acontecerá a 3ª edição do Fórum Planeta Campo. O evento contará com um dia repleto de conteúdo, composto por painéis sobre temas importantes para o agronegócio sustentável. A ação também terá  a presença de líderes políticos, de grandes empresas do setor, especialistas e produtores rurais que vão discutir os desafios e oportunidades do Brasil quando o assunto é sustentabilidade.

Realizado em novembro do ano passado, a 2ª edição do projeto contou com mais de 10 horas de conteúdo ao vivo e com a participação de aproximadamente 200 pessoas presencialmente, enquanto outras 439 mil pessoas foram alcançadas por meio da transmissão online e nas redes sociais do Canal Rural.

 

Por: Canal Rural

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.