NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Prioridades para a discussão de mobilidade urbana é tema de reunião do ForumMobi

03/03/2017

Compartilhar

Encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada

O primeiro encontro de 2017 do ForumMobi aconteceu no último dia 16 e contou com a participação de representantes da sociedade civil para discutir os caminhos que devem ser priorizados na construção do GT de Mobilidade Urbana do Ethos, realizado em parceria com o instituto alemão Friedrich Naumann.
Além disso, o grupo convidado também discutiu quais os maiores desafios da mobilidade urbana nas grandes cidades, em especial na cidade de São Paulo e também a relação entre o uso dos transportes e as mudanças climáticas.

Neste primeiro momento, o objetivo das reuniões é realizar encontros menores com diversos setores da sociedade e entender as demandas mais urgentes para a mobilidade urbana, estabelecendo prioridades. Em março, está programado um encontro aberto para estabelecer os primeiros focos de atuação do grupo de trabalho.

Dentre as questões debatidas estão a distribuição espacial das cidades, levando em consideração o deslocamento que a população faz diariamente para ter acesso a emprego e serviço; as possibilidades de financiamento da mobilidade sustentável e o foco na mobilidade dos pedestres como prioridade.

A relação entre em mobilidade e gênero também apareceu nas discussões, pauta que também foi relevante no evento Diálogos Ethos que aconteceu no final de 2016. Clarisse Linke, que participou da reunião no último dia 16, já havia comentando em dezembro que “as desigualdades no acesso ao transporte público de qualidade precisam ser observadas levando-se em consideração, inclusive, um recorte referente as mulheres negras e grávidas”.

A próxima reunião do ForumMobi acontecerá no próximo dia 13/03, das 14h às 17h da ÚNICA – União da Indústria da Cana de Açúcar, no endereço Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2179 – 10º andar – Pinheiros – São Paulo.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.