NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Rating Integra lança terceiro ciclo e abrange clubes de futebol

Principal ferramenta para mensurar níveis de governança, integridade e transparência das entidades esportivas brasileiras inicia novo ciclo

28/04/2022

Compartilhar

O Rating Integra, principal ferramenta de avaliação do grau de maturidade das práticas de governança, integridade e transparência das entidades esportivas brasileiras, lança no dia 29/04, às 11h, o novo ciclo de avaliações. O evento será exibido no site do Globo Esporte e terá a participação do ex-atleta Nalbert Bitencourt, membro da Atletas pelo Brasil e do Comitê Gestor do Rating. Também estarão presentes no evento: Yohansson Nascimento, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Caio Magri, do Instituto Ethos; e Daniela Castro e João Paro Neto, do Pacto pelo Esporte. O lançamento ainda contará com a participação de Rogério Sampaio, do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O Rating Integra é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Instituto Ethos e Pacto pelo Esporte.

O terceiro ciclo traz importantes mudanças, a fim de atender as demandas do setor e ampliar o escopo de atuação. Esse novo ciclo será contínuo até 2023 e permitirá a solicitação de mais de uma verificação, com eventos anuais de reconhecimento das entidades esportivas que cumpriram os requisitos previstos no regulamento, alcançarem o grau mínimo exigido e concordaram com a divulgação.

Qual o objetivo do Rating?

O Rating Integra é uma ferramenta de avaliação de entidades esportivas (confederações, federações e clubes) e funciona como um termômetro cujos objetivos são: aprimorar os mecanismos de governança e da gestão da integridade e transparência das entidades esportivas no Brasil e reconhecer as entidades que apresentem melhor desempenho nessas áreas.

Como as entidades participam do Rating?

 A participação é feita em duas etapas: autoavaliação e verificação externa. Na primeira, a organização faz a autoavaliação com base no questionário on-line para que seja gerado um relatório de performance. Na segunda, a organização é demandada a apresentar as evidências que respaldem as práticas indicadas. Em seguida, a entidade é entrevistada por um (a) verificador(a) credenciado(a) que realiza um relatório com indicações de aprimoramentos. Neste ciclo do Rating Integra todas as verificações serão realizadas à distância.

Sigilo de informação e divulgação

Durante toda a avaliação, todos os dados são sigilosos e tratados com confidencialidade. Terão seu nome e grau divulgados somente as entidades que aderindo ao Rating Integra tenham alcançado desempenho mínimo, o que equivale ao nível C, e concordarem expressamente com a divulgação. Caso não se alcance o nível mínimo, o desempenho e nome da entidade não entrará na lista de divulgação.

Contrapartidas

 As entidades esportivas que participaram do terceiro ciclo do Rating Integra terão acesso a uma plataforma digital que as aproximará de empresas patrocinadoras, signatárias do Pacto pelo Esporte. Outras contrapartidas serão anunciadas no evento de lançamento anual previsto para dezembro de 2022.

Benefícios

O Rating Integra é ferramenta única e pioneira na área do esporte tem o intuito de melhorar o ecossistema esportivo. Para as entidades esportivas serve de um retrato da maturidade em integridade, governança e transparência e fornece um relatório como um guia para melhorias. Para as empresas e investidores, ajuda na decisão do investimento no esporte, diminuindo riscos e aproximando as entidades esportivas dos seus patrocinadores. Aos atletas e todos os demais stakeholders do esporte de alto rendimento, ajuda a aumentar a eficiência do uso dos recursos humanos e financeiros e na melhoria do ambiente de trabalho para o pleno desenvolvimento das modalidades.

 

Por: Comitê Gestor do Rating Integra

Foto: Globo

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.