NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Roda de Diálogo destaca a importância da prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho

Especialistas e profissionais discutem estratégias para criar ambientes de trabalho seguros e igualitários

22/03/2024

Compartilhar

Em uma Roda de Diálogos realizada em 20/03, especialistas e profissionais destacaram a necessidade de identificar, responsabilizar e prevenir o assédio sexual no ambiente corporativo. O evento contou com a participação de diversos palestrantes, trazendo reflexões importantes sobre a temática.

Durante a discussão, foi ressaltada a importância de reconhecer as interseccionalidades que influenciam as violações enfrentadas pelas mulheres no trabalho. Segundo Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, “quanto mais marcadores temos em nossos corpos, mais latentes são as violações que nos atravessam”. Além disso, foi destacado que o assédio e a violência contra as mulheres são questões que dizem respeito a todos, como afirmou a palestrante: “Falar de violência e assédio contra as mulheres é um assunto de todo mundo”.

Os participantes enfatizaram a necessidade de envolver os homens na luta contra o assédio e a violência. Leandro Ziotto, fundador da 4Daddy ressaltou que “uma sociedade onde nós homens fazemos parte do problema, devemos fazer parte da solução também”. A desigualdade de gênero foi apontada como um ponto crucial a ser abordado, pois, como destacou Ziotto, “não dá para falarmos sobre violência contra as mulheres sem antes falarmos sobre desigualdade de gênero”.

Para combater efetivamente o assédio no ambiente de trabalho, foram apresentados passos essenciais. Rita Mendonça, especialista em Direitos Humanos da Fundação Renova, destacou a importância de identificar as violências, nomeá-las e atuar na prevenção para evitar a repetição de ciclos. Mainara Massuella ressaltou a relevância da normatização e da criação de canais de denúncia eficazes, preparados para lidar com casos de assédio.

Diante dos dados alarmantes sobre o assédio no mercado de trabalho, os participantes concordaram que é fundamental agir de forma conjunta para erradicar o assédio e a violência. Como afirmou Leandro Ziotto, “não vamos resolver o problema hoje, por isso que é importante as pessoas que estão aqui em levar essa temática para dentro das empresas, com responsabilidade”.

A Roda de Diálogos foi marcada por reflexões profundas e propostas concretas para promover um ambiente de trabalho mais seguro e igualitário, reforçando a importância do engajamento de todos na prevenção e combate ao assédio sexual.

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.