NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Roda de Diálogo promovida pelo Instituto Ethos aborda nova edição de pesquisa histórica

Instituto Ethos revela detalhes da próxima edição do "Perfil Racial, Social e de Gênero das Maiores Empresas do Brasil"

25/08/2023

Compartilhar

Em um evento realizado virtualmente pelo Instituto Ethos (25/08), foi discutido o lançamento da próxima edição do “Perfil Racial, Social e de Gênero das Maiores Empresas do Brasil”. O encontro contou com a participação de Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, que destacou a importância dessa pesquisa histórica na avaliação da representatividade e inclusão nas empresas brasileiras.

A próxima edição da pesquisa apresentará importantes novidades, expandindo os recortes tradicionais para incluir a comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, a pesquisa se estenderá para 1.100 empresas, incluindo instituições financeiras, refletindo o crescente comprometimento das empresas em promover a diversidade em um país historicamente marcado pela desigualdade.

O evento enfatizou a necessidade de transformação nesse cenário, com a expectativa de que a próxima edição do pesquisa revele avanços significativos na promoção da diversidade no ambiente corporativo brasileiro. A pesquisa não apenas identificará práticas e políticas que contribuem para a diversidade, mas também promoverá reflexões sobre a importância dessas questões nas empresas, engajando principalmente as lideranças.

“Outro achado que eu gosto muito de trazer e que demonstra a perseguição dos executivos da alta liderança que, em 2016, era composta por homens brancos, sem deficiências e mais velhos. O que eles entendiam? Por que faltava diversidade dentro da empresa? Qual era a justificativa naquela época? Quando a gente fala de justificativa de proporção de mulheres, por exemplo, as empresas ou o quadro executivo justificava que a empresa não tinha conhecimento no assunto […]. As empresas não sabiam como internalizar essa agenda.” disse Scarlett.

Outra novidade na pesquisa é a inclusão de políticas públicas recentes, como licença parental e equiparação salarial, que refletem a evolução das discussões sobre diversidade e inclusão no Brasil. A análise também permitirá comparar os resultados com edições anteriores, revelando o progresso feito desde a última pesquisa em 2016. O estudo é visto como um importante indicador das responsabilidades das maiores empresas do Brasil em promover mudanças significativas na sociedade em relação à diversidade e inclusão.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.