NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Ethos e Visão Mundial promovem curso sobre o contexto migratório com emissão de certificado

Iniciativa é realizada no âmbito do projeto “Ven, Tú Puedes!” e tem como objetivo estimular a contribuição da iniciativa privada e associações na integração e desenvolvimento profissional deste público

08/06/2022

Compartilhar

O Instituto Ethos e a ONG Visão Mundial uniram-se para promover a inserção de pessoas migrantes e refugiadas no mercado de trabalho brasileiro. A proposta, no âmbito do projeto Vem, Tú Puedes!, consiste em estimular as empresas, associações e organizações sociais a exercerem a responsabilidade social na contratação de pessoas migrantes e refugiadas, reforçando suas práticas de diversidade e inclusão.

Para auxiliar no processo, foi desenvolvido um guia prático online de capacitação, no qual são apresentados temas como conceitos de migração e de refúgio, principais vulnerabilidades dessa população, documentação necessária para que essas pessoas possam trabalhar no Brasil e caminhos para se implementar boas práticas de acolhimento e inclusão. A capacitação está disponível no canal do Instituto Ethos no Youtube e tem duração aproximada de 45 minutos. Ao final, o participante pode responder a algumas questões e receber um certificado de participação.

Este é apenas um passo do projeto Ven, tu Puedes!, que prevê outras iniciativas para fomentar iniciativas de apoio a migrantes e refugiados no Brasil. Scarlett Rodrigues da Cunha, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, afirma que a integração econômica e social por meio do exercício de uma atividade profissional é um dos pilares centrais para promover em migrantes e refugiados o sentimento de pertencimento, para gerar autonomia e geração de renda. “Por isso, é tão importante dar chance às pessoas de recomeçar, de fazer parte deste novo local e de ter dignidade humana”, diz Scarlett.

Rafael Paixão, assessor de proteção do Projeto Vem, Tú Puedes, explica que há dois marcos institucionais que regulamentam o tema: o Estatuto do Refugiado, Lei 9.474/97, e também o Estatuto do Refugiado Internacional da ONU, de 1951.

Atualmente, residem no Brasil 1,3 milhão de imigrantes, um aumento de 24,4% no número anual em comparação a 2020, segundo dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra/2021).

Compromissos empresariais

Além da capacitação das empresas e organizações,  estão previstas duas oficinas presenciais em Manaus (AM) e no Recife (PE), a serem realizadas, respectivamente, em julho e agosto.

Outra iniciativa é a convocação das empresas para aderirem à carta “Compromissos empresariais com a agenda de migração e refúgio”, que contém dez tópicos destinados a orientar as empresas no aprimoramento e/ou desenvolvimento de práticas de diversidade, inclusão e de desenvolvimento profissional de pessoas migrantes e refugiadas. O objetivo da iniciativa é contribuir com a redução da violência e das vulnerabilidades que assolam esse grupo.

Os dez compromissos empresariais são os seguintes:

  1. Envolver a alta liderança na construção e no desenvolvimento de práticas empresariais e políticas públicas de migração e refúgio;
  2. Incluir a realidade de pessoas migrantes e refugiadas nas políticas e práticas empresariais que já estão em desenvolvimento;
  3. Realizar treinamentos e capacitações sobre migração e refúgio em todas as áreas da empresa possibilitando o processo de aprendizagem;
  4. Promover um processo de recrutamento e seleção acolhedor e respeitoso;
  5. Promover um ambiente respeitoso e inclusivo, combatendo o preconceito, a discriminação e a xenofobia;
  6. Possibilitar o desenvolvimento profissional e o background educacional;
  7. Promover a equiparação salarial para pessoas migrantes e refugiadas (remuneração justa);
  8. Promover uma mudança de cultura empresarial;
  9. Engajar e sensibilizar públicos de interesse e cadeia de valor na promoção da diversidade e inclusão;
  10. Advocacy coletivo.

 

Por:  Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.