Construindo uma nova economia

sitemap:

Resíduos Sólidos

Compartilhar

A administração dos resíduos gerados no processo de produção e consumo representa um grande desafio na nova economia. Para integrar soluções ao que é proposto para o futuro, é preciso uma visão ainda mais ampla sobre a questão.

O conceito de “responsabilidade compartilhada”, presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pede forte empenho coletivo para a sua aplicação. O comprometimento de todas as partes envolvidas deve ser pleno – do poder público, a partir da constituição de legislação eficiente; da iniciativa privada, com a oferta de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias em sistemas para a eliminação e a correta destinação dos resíduos sólidos; e da sociedade, com ações ambientalmente corretas e cobrança de aplicação das leis.

A indústria é a principal utilizadora de recursos naturais e vem oferecendo diversas soluções para reintegrar os resíduos resultantes das suas atividades ao processo produtivo. A constituição de acordos setoriais que indiquem o percurso mais adequado para cada tipo de resíduo é viável e ainda permite aprimorar regulamentações específicas.

Além da preocupação com o processo produtivo e a busca por soluções para a substituição de insumos, as empresas têm a capacidade de influenciar o comportamento do consumidor – considerando-se aqui não apenas o cliente final, mas também o consumidor corporativo de bens e serviços e os responsáveis pelas compras públicas. Criar práticas de consumo e de destinação de resíduos mais sustentáveis, desse ponto de vista, é mandatório. Cada ator deve assumir o seu papel para que soluções como reciclagem, reaproveitamento, coleta e logística reversa sejam eficazes.

Conteúdos Relacionados

    Iniciativas Relacionadas

    Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
    Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    CONTATO

    © 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

    Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.