Instituto Ethos

Compartilhar

Americanas é excluída do quadro de associadas do Instituto Ethos

Após diálogo, governança do Ethos decide pela exclusão da empresa

13/03/2024

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em seu compromisso com a promoção da ética, transparência e responsabilidade social empresarial, vem a público comunicar a decisão de exclusão da empresa Americanas de nosso quadro associativo.

Após um processo rigoroso de avaliação e deliberação, que envolveu a análise do Comitê de Ética, do Conselho Deliberativo e da Diretoria do Ethos, bem como a submissão do caso à apreciação dos Associados Curadores em Assembleia Geral realizada em 21 de fevereiro de 2024, concluímos que persistiram as evidências de descumprimento dos princípios éticos e compromissos assumidos pela Americanas ao se associar ao Ethos. Todo o procedimento observou as regras estatutárias e internas do Ethos, com garantia do direito ao contraditório e ampla defesa à empresa.

A Americanas foi notificada inicialmente em janeiro de 2023 sobre inconsistências em seu balanço, o que desencadeou um processo de investigação e diálogo. A decisão pela exclusão da Americanas do quadro associativo foi tomada diante das violações constatadas aos princípios da ética, responsabilidade social, integridade, transparência, entre outros, expressos em nossa Carta de Princípios e Código de Conduta, aplicáveis a todas as empresas associadas, colaboradores e parceiros do Ethos.

Ressaltamos que a missão do Ethos é incentivar as empresas a incorporarem em suas estratégias não apenas a dimensão econômica, mas também as dimensões social, ambiental e ética. A observância das regras estabelecidas em nossa Carta de Princípios é uma exigência para todas as empresas associadas, visando a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e menos desigual.

Permanecemos abertos ao diálogo e à disposição da Americanas para contribuir em seu processo de transformação, na expectativa de que a empresa possa retomar seu compromisso com a ética e a responsabilidade social.

 

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.