Áreas de Atuação/Direitos Humanos

Compartilhar

Mobilização empresarial para contratação de migrantes – Ethos e Visão Mundial

“Ven, Tú Puedes!” é o nome do projeto no qual o Instituto Ethos e a ONG Visão Mundial se unem com o objetivo de trabalhar a responsabilidade social empresarial envolvendo a agenda de migrantes e refugiados, no âmbito do mercado de trabalho. Financiado pelo Governo dos Estados Unidos através do Bureau of Population, Refugees, and Migration (State PRM), o projeto Ven, Tú Puedes! – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos tem o objetivo de fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de venezuelanos entre 18 e 35 anos que vivem em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e São Paulo (SP).

Considerando o atual cenário de pandemia pela Covid-19, temos que a realidade dos migrantes e refugiados e sua relação com saúde e os próprios fluxos migratórios foram diretamente afetados.  Uma vez que as restrições de mobilidade humana se tornaram ainda mais profundas, abre-se um espaço para que ocorra (ainda mais) violações dos direitos dessas populações. Nessa conjuntura, migrantes e refugiados são marcados de forma desproporcional acentuando os níveis alarmantes de desigualdades que já assolam essa população em outras condições. Em paralelo, o cenário para os migrantes e refugiados que já era preocupante, em particular, no que toca as condições de trabalho, visto que grande parte dos migrantes que se inserem no mercado de trabalho ocupam cargos informais, privados de direitos, sem proteção social e muitos são inseridos em trabalhos precários.

O projeto pretende atuar nesse contexto, especialmente no que toca a responsabilidade social empresarial na contratação, desenvolvimento de políticas e compromissos dentro dessa agenda

Etapas do Projeto

Etapa 1 – Mapeamento/diagnóstico da sensibilidade e engajamento das empresas frente ao tema
Através de uma pesquisa, disponível para participação até o dia 20 de novembro, realizada com empresas de diferentes setores e portes, será identificado o aprofundamento das empresas na temática, sensibilização e engajamento. A partir da análise das respostas será produzido um material digital com o diagnóstico da pesquisa. Acesse a pesquisa.

Em paralelo, estão sendo realizados diálogos com atores sociais (organizações) que já trabalham esse tema, para apresentar o projeto e formar uma rede de apoio. Reuniões com empresas engajadas também serão realizadas nessa etapa do projeto, a partir das análises do diagnóstico. Empresas que ainda não estão engajadas e querem participar do processo também poderão agendar reuniões para detalharmos o projeto e os objetivos da iniciativa.

Em caso de dúvidas e/ou informações: [email protected]

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.