Áreas de Atuação/Direitos Humanos

Compartilhar

Mobilização empresarial para contratação de migrantes – Ethos e Visão Mundial

“Ven, Tú Puedes!” é o nome do projeto no qual o Instituto Ethos e a ONG Visão Mundial se unem com o objetivo de trabalhar a responsabilidade social empresarial envolvendo a agenda de migrantes e refugiades, no âmbito do mercado de trabalho. Financiado pelo Governo dos Estados Unidos através do Bureau of Population, Refugees, and Migration (State PRM), o projeto Ven, Tú Puedes! – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos tem o objetivo de fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de venezuelanas e venezuelanos entre 18 e 35 anos que vivem em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e São Paulo (SP).

A realidade de migrantes e refugiades e sua relação com a saúde e os próprios fluxos migratórios são marcados, historicamente, por violações de direitos. A integração econômica e social no novo país, ainda é a solução duradoura para que essas pessoas possam recomeçar suas vidas e reescrever suas histórias. E as empresas podem fazer a diferença na vida delas, através de políticas de empregabilidade que incluam esses grupos no mercado de trabalho.

O projeto pretende atuar nesse contexto, especialmente no que toca a responsabilidade social empresarial na contratação, desenvolvimento de políticas e compromissos dentro dessa agenda

Etapas do Projeto

2022 – Etapas concluídas

Etapa 1 –  Construção da Carta Compromisso

  • Primeiro encontro – 07/04: diálogo sobre a realidade da população migrante e refugiada e os compromissos empresariais. 
  • Segundo encontro – 05/05: definições de estratégias a respeito dos compromissos empresariais.
  • Lançamento da Carta Compromisso: maio/2022. Faça sua adesão!

Etapa 2 – Oficinas temáticas para aprofundamento do tema e dos compromissos empresariais: políticas e práticas empresariais, integração e sensibilização. Formato virtual, de maio a junho.

Etapa 3 – Curso de capacitação sobre migração e refúgio no ambiente corporativo para colaboradores e colaboradoras das empresas. Formato virtual e gratuito. Acesse o curso. Solicite seu certificado.

Etapa 4 –  Encontros com as empresas das regiões Norte e Nordeste do Brasil para sensibilização e diálogo sobre o território. Formato presencial, de julho a agosto.

 

2021 – Etapas concluídas

Etapa 1 – Mapeamento/diagnóstico da sensibilidade e engajamento das empresas frente ao tema

Etapa 2 – Publicação da pesquisa de diagnóstico (abril/2021)

Divulgação do diagnóstico da pesquisa para o entendimento do cenário empresarial frente à agenda de migrantes e refugiados com o objetivo de nortear reflexões e diretrizes empresariais.

Etapa 3 – Aproximação com o tema (abril/2021)

Etapa 4 – Trabalhando na construção de compromissos – diversidade e inclusão (maio/2021)

Etapa 5 – Avanços e proposições: Responsabilidade Social Empresarial (18 e 25 de agosto)

Etapa 6 – Lançamento | Guia prático para as empresas: como exercer a responsabilidade social na contratação de pessoas migrantes e refugiadas

O conteúdo do Guia é fruto das oficinas temáticas ofertadas às empresas e da pesquisa de cenários/diagnóstico.

O Guia pretende auxiliar as empresas na contratação de pessoas migrantes e refugiadas, sendo um documento norteador de boas práticas nesse sentido. Com ele, é possível identificar os principais desafios e oportunidades da agenda, entre elas, o papel que as organizações têm de transformar a vida de famílias através da (re)inserção econômica.

Acesse o documento na íntegra!

Depois, compartilhe sua opinião conosco ou nos escreva se quiser saber mais sobre o projeto: [email protected]

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.