Áreas de Atuação/Direitos Humanos

Compartilhar

Perfil Social, Racial e de Gênero das 1100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas

O “Perfil Social, Racial e de Gênero” é uma pesquisa fundamental conduzida pelo Instituto Ethos desde 2001, cujo propósito é analisar a composição das maiores empresas do Brasil em termos de gênero, raça, idade e outros aspectos que refletem a diversidade, equidade e inclusão. Esta pesquisa é um marco significativo no esforço contínuo de promover a justiça social e a sustentabilidade nas organizações. 

O Instituto Ethos tem como missão mobilizar e sensibilizar as empresas a conduzirem suas operações de maneira socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Uma das maneiras pelas quais alcançamos esse objetivo é por meio do “Perfil Social, Racial e de Gênero”, que ao passar dos anos, teve seu campo de pesquisa ampliado de 500 maiores empresas do Brasil, para as 1000 maiores empresas e 100 maiores instituições financeiras do país.  

A pesquisa

A pesquisa busca incitar uma reflexão profunda entre as lideranças do mercado, incentivando a adoção de práticas que valorizem a diversidade e promovam a equidade no ambiente de trabalho. Além disso, a pesquisa também destaca e divulga as políticas e ações afirmativas já implementadas por essas empresas, fornecendo um panorama abrangente das iniciativas de inclusão. 

O estudo chama a atenção para a necessidade de uma maior dinâmica nas práticas de responsabilidade social empresarial relacionadas aos direitos humanos. Embora algumas empresas estejam implementando políticas e ações afirmativas eficazes, para a nova versão, tem-se a expectativa de analisar o cenário corporativo em comparação com a última edição, realizada em 2016, e qual o nível de comprometimento e engajamento das empresas no tema com relação ao contexto atual.  

Ao escolher analisar as 1100 maiores empresas do Brasil, o Perfil reconhece a influência dessas empresas no mercado de trabalho e destaca o papel de liderança que desempenham. Além de cumprir a legislação, espera-se que essas empresas promovam ações voltadas para pessoas com deficiência, mulheres, pessoas negras e o público LGBTQIAPN+, como outros grupos historicamente discriminados no mercado de trabalho. 

Patrocínio e parcerias

O Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas têm o patrocínio do Movimento Mulher 360, da Mover, da PwC BrasilAnbima, Nubank e da Accenture.

São parceiros estratégicos o CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Rede Empresarial de Inclusão Social, no apoio institucional, contamos com o suporte dInstituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, ABRH Brasil e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.

Essas parcerias refletem a relevância e o alcance dessa pesquisa no contexto da promoção da diversidade e equidade no mercado de trabalho. 

Saiba mais e participe:

Para participar, acesse: https://ethos.powerappsportals.com/perfil1100/ 

Tem alguma dúvida?

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato com o Ipec, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: 0800-800-5000.

Em caso de dúvidas adicionais, fale com o Instituto Ethos em: [email protected].

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.