Áreas de Atuação/Gestão Sustentável

Compartilhar

Gestão e Transparência de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG)

Os Indicadores Ethos foram criados em 2000 pelo Instituto Ethos como uma ferramenta para apoiar a definição de estratégias e a incorporação de práticas de gestão responsáveis para o desenvolvimento sustentável. Desde o seu lançamento, eles têm sido usados por milhares de empresas e organizações no Brasil; além de suas adaptações para países da América Latina, como a Argentina, pelo IARSE, desde 2009, e que a partir deste projeto começará a ser utilizado no Chile. Para saber mais sobre os Indicadores Ethos, convidamos você a visitar o seguinte link: Indicadores.ethos.org.br

O projeto é financiado pelo Fundo Ceralc ( Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe) que foi elaborado em colaboração com a União Europeia (UE) ) e implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) que visa promover um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na UE, na América Latina e no Caribe, apoiando práticas de conduta empresarial responsáveis, em conformidade com os instrumentos da ONU, OIT e OCDE.

“Estamos muito entusiasmados e orgulhosos de que o Instituto Ethos tenha sido selecionado para liderar este projeto ao lado das organizações parceiras da América Latina. Acreditamos que as empresas podem ser relevantes no estabelecimento de uma sociedade mais sustentável e justa e o financiamento e apoio do Fundo Ceralc que tem o importantíssimo papel no fomento da conduta empresarial responsável dos países da América Latina e do Caribe nos traz toda a relevância que necessitamos para a implementação do projeto”, disse Ana Lucia Melo, Diretora Adjunta do Instituto Ethos.

Com uma visão de melhoria contínua, em 2021, empreendemos o projeto de desenvolver novos usos para esta ferramenta de gestão, atualizando-a a partir de uma perspectiva de questões mais pertinentes e relevantes para o contexto brasileiro, argentino e chileno, à luz de discussões e referências internacionais ASG (ESG). Essa melhoria ajudará as empresas a avaliar e priorizar ações, além de estimular uma melhor troca de informações entre as empresas e seus stakeholders: clientes, investidores, público interno, mídia, etc. Além disso, ao final desse processo de reformulação, os Indicadores Ethos serão base de um processo de reconhecimento público. Assinamos uma aliança com a IARSE (Instituto Argentino de Responsabilidade Social Empresarial) na Argentina e a Fundación PROHumana no Chile, organizações que são co-implementadoras do projeto em seus países.

O projeto terá um conselho gestor formado por organizações que têm representatividade na América Latina e o papel de acompanhar a reformulação dos Indicadores Ethos nos países participantes do projeto. Cada país formou ainda grupos locais, convidando empresas, organizações da sociedade civil e especialistas nos temas que terão a responsabilidade de garantir que o processo de reformulação dos Indicadores liderado pelo Ethos / IARSE / Fundação PROhumana seja coerente e reflita as diversas discussões que abordam aspectos ASG no mercado de trabalho e demais relações estabelecidas pelas empresas no Brasil, Argentina e Chile.

Em síntese, são objetivos desse projeto:

APRIMORAR

  1. Reformulação dos Indicadores Ethos, alinhando a iniciativa a referências internacionais ASG e ajustando os temas à realidade brasileira, argentina, chilena e da região. Gerar um sistema de troca de informações que reforce o engajamento de clientes, investidores, mídia, entre outras partes interessadas relevantes, mantendo-se o compromisso do Instituto Ethos, IARSE e PROHumana com a confidencialidade das informações fornecidas pelas empresas. O que mudará será a possibilidade de as empresas abrirem seus dados, assim como a possibilidade de uma parte interessada solicitar informações. Também será possível a investidores acessar dados, agregados, da performance corporativa de setores específicos e, quando autorizado, de empresas que desejem abrir seus dados.
  2. Estimular a transparência de informações sobre o desempenho ambiental, social e de governança das empresas.

RECONHECER

  1. Estabelecer um padrão de reconhecimento público: melhor desempenho, maior transparência e melhores práticas.

Esperamos que, por meio da revisão dos Indicadores Ethos, possamos apoiar a implantação de sistemas de conduta empresarial responsável para médias e grandes empresas, por meio da criação de uma nova metodologia de avaliação e reconhecimento público de aspectos ASG. Pretendemos incentivar maior participação das partes interessadas no que as empresas estão desenvolvendo, queremos ampliar o engajamento das empresas que avaliam e dão transparência à sua forma responsável de conduta empresarial.

Realização

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.