Áreas de Atuação/Gestão Sustentável

Compartilhar

Rating Integra

O Rating Integra foi desenvolvido no âmbito do Pacto pelo Esporte, acordo entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro com o objetivo de contribuir para a cultura e as práticas de governança, integridade e transparência do segmento, promovido por Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos, LIDE Esporte, com o apoio do Mattos Filho Advogados. Além das empresas do Pacto pelo Esporte, da Atletas pelo Brasil e do Instituto Ethos, são realizadores do Rating Integra o Comitê Brasileiro de Clubes, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Criado a partir da provocação de entidades esportivas e contando com o financiamento das empresas signatárias do Pacto pelo Esporte, visa avaliar a maturidade das entidades e instrumentalizá-las a fim de aprimorar os sistemas de governança, integridade e ampliar a transparência. É o primeiro instrumento de governança voltado para instituições desportivas atuantes no Brasil, desenhado com sua participação e experiência. Constitui também uma ferramenta aos financiadores do esporte que têm nele um parâmetro claro para avaliar e reconhecer o comprometimento das instituições patrocinadas com melhorias contínuas.

OBJETIVOS

O Rating Integra funciona como um termômetro cujos objetivos são: aprimorar os mecanismos de governança e da gestão da integridade e transparência das entidades esportivas no Brasil e reconhecer as entidades que apresentem melhor desempenho nessas áreas.

PARTICIPAÇÃO

A participação no Rating é dividida em dois momentos: a autoavaliação e a verificação externa. No primeiro momento, a organização faz a autoavaliação com base no questionário, inserindo suas respostas na plataforma online e com isso, é gerado um relatório com resultados de performance. No segundo momento, a organização é demandada a apresentar evidências que comprovem as práticas indicadas e recebe a visita de um verificador credenciado que, ao final, realiza um relatório com indicações de aprimoramentos. Após a resolução das divergências, a entidade é submetida à avaliação do comitê gestor do Rating.

DIVULGAÇÃO

Durante a realização do autodiagnóstico todos os dados informados são sigilosos e tratados com confidencialidade. Terão seu nome e grau divulgadas somente as entidades que aderirem ao Rating Integra e alcançarem o desempenho mínimo, o que equivale ao nível C, caso não se alcance o nível mínimo, o desempenho e nome da entidade não serão divulgados.

Acesse o Manual Rating Integra aqui.

Acesse a plataforma aqui.

Conheça mais sobre o Rating assistindo ao nosso webinar aqui.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.