Áreas de Atuação/Meio Ambiente

Compartilhar

Defensores Ambientais - Agence Française de Développement (AFD)

A Agence Française de Développement (AFD) é uma entidade francesa dedicada a financiar, acompanhar e acelerar transições em direção a um mundo mais justo e sustentável. A organização desempenha um papel fundamental na execução da política de desenvolvimento e solidariedade internacional da França, apoiando uma ampla gama de projetos que buscam promover o desenvolvimento sustentável, a igualdade de gênero, a resiliência da biodiversidade, paz e outros objetivos da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 

O projeto Defensores Ambientais, que surge com o apoio AFD, conta com a participação do Instituto Ethos, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), do Instituto Centro de Vida (ICV), da Transparência Internacional – Brasil e da Operação Amazônia Nativa (OPAN), e tem um horizonte de ações até fevereiro de 2026. Ele foi concebido com a missão de promover a criação e o aprimoramento de instrumentos e práticas que garantam os direitos de acesso à participação, à informação, à justiça e à proteção de defensoras e defensores ambientais atuantes na Amazônia brasileira. 

O projeto se desdobra em cinco objetivos específicos: 

  • Produção de conhecimento: Investir em pesquisas e estudos para compreender melhor os desafios enfrentados por defensoras e defensores do meio ambiente e as oportunidades de melhoria. 
  • Capacitação de defensores e defensoras ambientais: Fornecer treinamento e capacitação para fortalecer suas habilidades e conhecimentos. 
  • Apoio técnico para agentes públicos e privados: Colaborar com órgãos públicos e empresas que atuam na Amazônia para promover práticas sustentáveis e seguras. 
  • Ampliação do debate sobre direitos de acesso e proteção: Promover discussões e conscientização sobre a importância dos direitos de acesso à informação, participação e justiça ambiental. 
  • Fomento ao Acordo de Escazú: Trabalhar para a ratificação e implementação do Acordo de Escazú pelo Brasil, um instrumento fundamental para a proteção de defensoras e defensores ambientais. 

Entre as ações planejadas estão o apoio a reportagens que destacarão os desafios e conquistas de defensoras e defensores ambientais na Amazônia Legal, a criação de um índice de democracia ambiental para avaliar as políticas e práticas em estados amazônicos, e a conscientização das empresas sobre seu papel na proteção dessas pessoas. 

O Instituto Ethos está comprometido com o projeto, que busca fortalecer a proteção ambiental, promover a justiça social e garantir um futuro sustentável para a Amazônia brasileira e além.  

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.