NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS SOCIAL

Ethos assina termo de cooperação com o MPT para estimular a diversidade no mercado

O acordo fica em vigor por um ano

18/12/2018

Compartilhar

O Instituto Ethos assinou um acordo de colaboração com o Ministério Público do Trabalho – MPT com o propósito de divulgar a importância da promoção da diversidade nas empresas e apresentar o respaldo jurídico que recebem quando essa pauta é valorizada.

O principal objetivo é a geração e análise de dados e informações que resultem em ações de impacto positivo nas empresas e áreas em que atuam, estimulando a inclusão social no mercado formal de trabalho.

De acordo com Ana Lucia de Melo Custódio, diretora-adjunta do Instituto Ethos, “as empresas são agentes indutores importantes, especialmente por poderem desempenhar um papel positivo na sociedade, influenciando comportamentos.”

Por isso, a parceria com o MPT converge com a necessidade de desmistificar conceitos e ideias que, muitas vezes, as empresas têm sobre a gestão da diversidade e inclusão. “O MPT, nesse caso, atua como promotor da agenda de diversidade, orientando e se colocando para dialogar sobre como as empresas podem avançar na inclusão e na ascensão profissional de mulheres, negros, pessoas com deficiência e público LGBTI+. A expectativa, com isso, é contribuir para a qualidade dos processos de inclusão nas empresas”, explica Ana Lucia.

A inclusão desse público no mercado formal de trabalho deve considerar em seu planejamento a promoção de oportunidades iguais para admissão, empregabilidade, plano de carreira, evolução profissional e medidas de cautela para evitar e combater à discriminação e o preconceito no ambiente de trabalho.

Caio Magri, diretor-presidente do Ethos, também ressalta os proveitos proporcionados as empresas quando a diversidade é reconhecida e valorizada na cultura organizacional: “As empresas sabem que a diversidade traz a elas vantagens competitivas, econômicas, reconhecimento da sociedade, capacidade de retenção de talentos, inovação e criatividade. Portanto, são ganhos enormes para as empresas que hoje têm uma política de diversidade e de inclusão social”, disse Caio na ocasião.

Por: Instituto Ethos com informações do Jornal Destak

Foto: Ministério Público do Trabalho

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.