NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Ethos e Visão Mundial lançam guia sobre contratação de pessoas migrantes e refugiadas

30/09/2021

Compartilhar

Publicação é fruto de oficinas e da pesquisa de diagnóstico realizadas pelo projeto “Ven, Tú Puedes!”

O Instituto Ethos e a ONG Visão Mundial lançam o “Guia prático para empresas: como exercer a responsabilidade social na contratação de pessoas migrantes e refugiadas”. O conteúdo da publicação é fruto das oficinas temáticas ofertadas às empresas e da pesquisa de cenários/diagnóstico, ambas realizadas no âmbito do projeto “Ven, Tú Puedes!”.

Segundo Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos de Direitos Humanos do Ethos, “as oficinas temáticas foram essenciais para entendermos as principais questões colocadas pelas empresas como empecilhos na contratação de pessoas migrantes e refugiadas. A partir disso, desenvolvemos um guia que procura apoiar as empresas nesse processo, desmistificando preconceitos, trazendo etapas necessárias e caminhos para a concretização da inclusão desse grupo”.

“Há diversas oportunidades e benefícios que as empresas demonstram na prática ao se comprometerem com essa agenda e ao incorporarem esse tema nas políticas de di­versidade e inclusão já existentes. Um caminho que está sendo percorrido por algumas empresas, é começar com projetos-piloto, aprendendo não apenas com as práti­cas empresariais, mas também com as pessoas migrantes e refugiadas que estão sendo incluídas, em uma troca de experiência valorosa, auxiliando na construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, afirma o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.

O Guia pretende auxiliar as empresas na contratação de pessoas migrantes e refugiadas, sendo um documento norteador de boas práticas nesse sentido. Com ele, é possível identificar os principais desafios e oportunidades da agenda, entre elas, a oportunidade que as organizações têm de transformar a vida de famílias através da (re)inserção econômica.

Conheça o documento na íntegra!

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.