A indústria do Grupo Boticário em Camaçari, na Bahia, é a primeira do setor de cosméticos a obter a certificação LEED no Brasil. O selo é um dos mais importantes do mundo na área de sustentabilidade.

Com capacidade instalada de 150 milhões de itens por ano, em uma área de aproximadamente 65 mil metros quadrados, investimentos de R$ 380 milhões e cerca de 600 pessoas, a fábrica foi construída com sistemas de eficiência energética, redução de consumo de água e reaproveitamento de materiais. “Os empreendimentos seguem as mais avançadas diretrizes internacionais de sustentabilidade, que garantem melhores práticas de ecoeficiência no processo construtivo e em sua operação, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores”, afirma Malu Nunes, gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário.

Agora, todas as estruturas do grupo na Bahia contam com o selo internacional, já que em 2015 o Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos tornou-se o primeiro do Norte e do Nordeste a ser LEED. Além disso, ainda em território baiano, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que tem 25 anos de atuação, já apoiou mais de 80 projetos, contribuindo para a conservação de 133 espécies da fauna e flora brasileira.

A certificação dessas unidades faz parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Boticário, que foca no crescimento sustentável da organização. Além das ações que buscam a melhoria dos indicadores de ecoeficiência na produção, a atuação em sustentabilidade está inserida em processos que vão desde a obtenção das matérias-primas e até a reciclagem de embalagens pelas cooperativas parceiras. Em São Paulo, a unidade da Quem disse, Berenice? no shopping Cidade São Paulo também recebeu o selo LEED, sendo a primeira loja de cosméticos do varejo brasileiro que recebeu o selo.

Entre as medidas tomadas pelo Boticário para ser LEED estão a redução do consumo de água, o aumento da eficiência energética, o cuidado com os materiais utilizados e a implementação de práticas e políticas internas, como o incentivo à carona solidária, a vedação do ar-condicionado e o uso de produtos de limpeza sustentáveis, por exemplo.