NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Consulta Pública para o Guia Temático dos Indicadores Ethos - Forúm LGBTI+ está aberta

Ação foi lançada durante webinar que contou com a participação de especialista no tema

01/07/2020

Compartilhar

Como estabelecer ações de prevenção e combate à discriminação contra a população LGBTI+ nas empresas? Foi esse o mote do webinar: Promoção dos Direitos LGBTI+, que aconteceu nesta terça-feira (30) e contou com a participação de Reinaldo Bulgarelli, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e da Dra. Valdirene Assis, Procuradora do Trabalho, coordenadora da Coordigualdade do MPTSP e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros do MPT.

O webinar marca a abertura da consulta pública que é parte integrante do processo para construção do Guia Temático dos Indicadores Ethos – Forúm LGBTI+, uma parceria entre o Instituto Ethos, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Ministério Público do Trabalho, com patrocínio da PwC Brasil e apoio da JLL.

“Abrimos o processo de consulta pública para construir conjuntamente o Guia Temático LGBTI+ a várias mãos. Uma referência para ajudar as empresas a trabalhar questões da promoção da diversidade e dos direitos LGBTI+ considerando a gestão interna das empresas e relação com as partes interessadas”, destaca Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos.

Segundo o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, apenas 19,7% das empresas desenvolve alguma política visando à promoção da igualdade de oportunidades para o público LGBTI+ entre seus funcionários. E, somente 8,5% das empresas, ao recrutarem, desenvolvem alguma política visando a eliminação de barreiras e preconceitos para o público LGBTI+ no processo de contratação.

“Tenho 22 anos trabalhando com o tema de diversidade e inclusão no ambiente empresarial e é importante ressaltar que ‘diversidade e inclusão’ existem por causa do Instituto Ethos. Poderia ser um tema solto, ao bel-prazer de pessoas de interesses variados, mas foi o Ethos que trouxe para o Brasil o tema de forma organizada, vinculado com uma agenda internacional de responsabilidade social e de sustentabilidade que, por sua vez, está conectada com a normativa internacional de direitos humanos”, avalia Bulgarelli, que resgatou a atuação do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ para auxiliar a implementação de uma agenda voltada a comunidade LGBTI+ no âmbito empresarial, com os 10 compromissos a serem assumidos nesse sentido.

De acordo com dados do Guia Exame de Diversidade 2019, só 14% das empresas têm iniciativas específicas para contratação de travestis e pessoas trans e têm indicadores nesse sentido. O que vem ao encontro da fala apresentada pela Dra. Valdirene Assis, que abordou a situação de vulnerabilidade das pessoas trans. “Se formos estabelecer gradação na comunidade LGBTI+, vamos encontrar nesse grupo os mais expostos a toda sorte de violação de direito”, explica a procuradora.

Dra. Valdirene relembrou os trabalhos do MPTSP junto a população LGBTI+ a partir de 2017, em que se deparou com pessoas que sequer tinham tido experiências no mercado formal de trabalho. “No Cozinha&Voz, demos início trabalhando essencialmente homens e mulheres que  foram capacitados com as ações do MPT. Hoje, o projeto inclui ainda o encaminhamento ao mercado de trabalho, através de uma rede de empresas interessadas. Mesmo nesse momento de pandemia, conseguimos manter as atividades no ambiente virtual”, conta Dra. Valdirene. Além da capacitação, o projeto estratégico para população LGBTI+ do MPT contempla ações de conscientização, que inclui campanhas e diálogos com a sociedade.

Sobre o Guia Temático Indicadores Ethos – Forúm LGBTI+

O processo de construção dos Indicadores Ethos – Forúm LGBTI+ teve início em agosto de 2018, com a captação de recursos para viabilizar a criação do Guia Temático. Com a proposta de ser uma ferramenta para que as empresas tenham parâmetros para estimular a melhoria das práticas, além de auxiliar no monitoramento dos compromissos assumidos pelas signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Guia Temático irá integrar uma série que já conta com outros 7 indicadores, organizados a partir de um recorte do questionário dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis.

Neste novo momento, a consulta pública busca ouvir a sociedade para definição dos indicadores que serão considerados na ferramenta, que tem a previsão de lançamento para ainda este ano.

Conheça o questionário preliminar e participe da consulta pública até o dia 31 de julho. E, você também pode ver e rever o webinar: Promoção dos Direitos LGBTI+ no canal do Ethos no YouTube.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.