CURSO

Compartilhar

Curso | Formação de Integridade: Prevenção e Combate à Corrupção

Data: 19/09/2023

Horário: das 9h às 12h

Local: Online e ao vivo, via webconferência nas plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 24 horas

Certificado de realização ao final do curso. Condições especiais para associadas. 50% de desconto para estudantes

Inscreva-se

Reduzir riscos de atitudes que violam princípios de integridade e antecipar crises é construir uma atmosfera sustentável e próspera para o crescimento de uma empresa. Só profissionais que priorizam um trabalho desenvolvido com propósito e ética podem desenvolver uma gestão eficiente que atenda aos princípios de integridade com uma visão estratégica para os negócios. 

A hora de se preparar é agora! 

São notórios os custos políticos, sociais e econômicos que a corrupção acarreta.  
Distorce  a competitividade, estabelecendo formas de concorrência desleal, e deteriora os mecanismos de livre mercado, o que gera insegurança no meio empresarial, afugenta novos investimentos, encarece produtos e serviços e destrói a ética nos negócios.

A corrupção compromete o desenvolvimento sustentável do mercado e afasta qualquer possibilidade de lucratividade no longo prazo. Uma realidade que precisa ser combatida e, para isso, depende do esforço conjunto e contínuo de todes, em especial das empresas, que têm papel fundamental na promoção da integridade.

No Brasil, a regulamentação da lei 12.846 /13, conhecida como lei anticorrupção, despertou maior preocupação das empresas com a responsabilização objetiva administrativa e civil das pessoas jurídicas quando da prática de atos lesivos cometidos em seu interesse ou benefício.

Nesse sentido, estabelecer medidas arranjos institucionais, gerenciamento, controle regulamentações com o objetivo de promover a transparência e a redução do risco de atitudes que violam princípios de integridade se torna cada vez mais necessário, tanto para o gerenciamento de riscos, como no aprimoramento da governança corporativa e na eficiência de processos e custos.

Na Formação de Integridade: Prevenção e Combate à Corrupção, es participantes entenderão de maneira detalhada como funcionam as políticas de anticorrupção no país e os elementos necessários para a criação de estratégias de prevenção, antecipação e gestão de crises. 

Para quem é? 

Profissionais que atuem ou tenham interesse em atuar no compliance corporativo, implementando e fortalecendo sistemas de integridade de empresas. 

Dinâmica do curso: 

O curso será dividido em 3 módulos, compostos por aulas síncronas, de 3h/cada. Haverá diferentes dinâmicas durante o curso, mesclando momentos expositivos, estudos de caso, reflexões individuais e em grupo e diálogo com es facilitadores. 

Se participar do nosso curso, você…

  • Conhecerá o panorama histórico e definições importantes para compreender o tema;
  • Desenvolverá habilidades para auxiliar a sua empresa na implantação e fortalecimento de sistemas de integridade; 
  • Poderá estruturar um programa robusto, indo mais a fundo nos pilares de um Programa de Integridade; 
  • Conhecerá as principais leis que regulamentam o tema, como a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei Anticorrupção; 
  • Aprenderá a aplicar seus conhecimentos na prática, fortalecendo o gerenciamento de riscos e auxiliando no aprimoramento da governança corporativa.

Programa

Módulo 1: Organização do sistema de Integridade (6h)

Aula 1: Legislação Aplicável (3h) – 19/09/2023

Principais tópicos: Introdução; breve panorama histórico e definições; pilares de um Programa de Integridade; principais leis que regulamentam o tema (FCPA/ UK Bribery Act, a Lei Anticorrupção Brasileira, a LGPD, entre outras); e estudo de caso.

Aula 2: Estruturação do programa (3h) – 20/09/2023

Principais tópicos: Introdução; perfil da empresa, riscos e quantidade de controles; independência do sistema de compliance; orçamento e recursos; ferramentas de avaliação dos sistemas de integridade (Guia Temático Ethos), Pró-Ética e outras certificações, como a ISO 37001 e a futura NBR ISO 37301: Sistema de Gestão de Compliance, além de estudo de caso. 

Módulo 2: Gestão de Riscos e Código de Conduta (6h)

Aula 1: Gestão de riscos e Código de Conduta – Avaliação de Riscos (3h) – 21/09/2023

Principais tópicos: Introdução; conceitos sobre riscos, impacto e probabilidade; risco residual; metodologia de análise de riscos; riscos e conduta sob o impacto da LGPD e do teletrabalho em razão da pandemia e estudo de caso.

Aula 2: Código de Conduta, regras, procedimentos e normas (3h) – 22/09/2023

Principais tópicos: Introdução; modelos de políticas e códigos de conduta; elaboração de políticas e estudo de caso.

Módulo 3: Gestão de Integridade (12h)

Aula 1: Canais de denúncia, Investigações e Medidas Disciplinares (3h) – 26/09/2023

Principais tópicos: Introdução; conceitos sobre canais de denúncia; processos de investigações; comitês disciplinares; o  impacto da Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD nos canais de denúncia;  investigações e medidas

disciplinares e estudo de caso.

Aula 2: Gestão de Terceiros (3h) – 27/09/2023

Principais tópicos: Legislação aplicável; objetivos, funções, definições, critérios, categorias da gestão e verificação de terceiros; processo de pesquisa independente; visitas in loco; programas de educação e desenvolvimento de fornecedores, clientes ou parceiros de negócio; elaboração de processo de verificação de terceiros e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD na gestão de terceiros.

Aula 3: Comunicação e Treinamento (3h) – 28/09/2023

Principais tópicos: Introdução; relevância da comunicação de Compliance e Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD; construção da Estratégia de Comunicação e Engajamento; definição de públicos-alvo internos e externos; pilares de treinamento de Compliance e LGPD e estudo de caso.

Aula 4: Gerenciamento de Crises (3h) – 29/09/2023

Principais tópicos: Introdução; conceito de gerenciamento de crises de natureza de Compliance e vazamento de dados da Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD; simulação e estudo de caso.

Quem te conduzirá nessa jornada:

 Dilma Pimentel

Doutora em Engenharia Civil, Mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF, Especialista em Gestão Sustentável, Gestão Estratégica e Educação. Bióloga pela Universidade Santa Úrsula.

Atua como consultora nas áreas de Gestão Integrada, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em especial na implementação de sistemas de gestão QSMSRS e elaboração de programas de integridade e planejamento estratégico sustentável.

 

 

 

Fábio Risério

Graduado em Relações Públicas pela FAAC/UNESP, com Especialização em Comunicação Empresarial pela ECA/USP, MBA em Gestão de Sustentabilidade pela FEA/USP e Especialização em Inteligência de Mercado pela FIA/USP. Certified Compliance Officer pela Legal, Ethics & Compliance. Professor das disciplinas de Negócios e Organizações Sustentáveis pelo Programa de Especialização de Gestão em Negócios, pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios SEST/SENAT e pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários da FDC. Leciona também as disciplinas de Ética Empresarial e Compliance pela FIA e pela PUC Campinas/SP e facilita diversos cursos de integridade pelo Instituto ARC e pelo Instituto Ethos.

Profissional com 20 anos de experiência na área de integridade e sustentabilidade em organizações como ONU, Petrobras, Grupo Promon, Usiminas, Nova Engevix, Alphaville Urbanismo, Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC, entre outras.

Em 2016, passou a atuar como sócio-diretor da consultoria Além das Palavras: Negócios Éticos e Sustentáveis.

Investimento

R$3722,00*

*50% de desconto para estudantes.

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser feito por boleto bancário, transferência bancária, além de  cartão de crédito através da PagSeguro.

Cada participante receberá a confirmação da inscrição por e-mail logo após a comprovação do pagamento.

Benefícios para associadas Ethos 

Categoria Institucional

20 vagas em cursos: inscrição gratuita para 20 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e/ou eventos oferecidos pelo Instituto Ethos. 

Desconto de 75% para demais participantes.   

Categoria Vivência 

17 vagas em cursos: inscrição gratuita para 17 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 75% para demais participantes.   

Categoria Essencial

10 vagas em cursos: inscrição gratuita para 10 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 25% para demais participantes.   

Categoria Conexão

Desconto de 15% para todes es participantes. Não possui inscrição gratuita para colaboradores.

*Consulte condições: [email protected]

Certificado

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação para as pessoas que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total.
Os certificados serão enviados por e-mail em formato eletrônico (PDF).

Condições (política) do evento

Os cursos e workshops oferecidos pelo Instituto Ethos seguem as diretrizes e regras estabelecidas na política de cursos. Consulte condições. 

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.