NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Diversidade no mercado de trabalho: como os dados das 1100 maiores empresas do Brasil podem ajudar

Sua empresa pode fazer parte do "Perfil Social, Racial e de Gênero das 1100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas"

22/01/2024

Compartilhar

Muito provavelmente você já se perguntou: como será o futuro do trabalho? 

Para descobrir, precisamos entender como está o cenário atualmente, em especial, sobre  a participação e a presença das diversidades nas corporações, que tem sido um elemento fundamental para alcançarmos modelos de negócios mais responsáveis, equitativos e que dialoguem com a sociedade.

Os passos que tomamos hoje, determinarão os lugares que iremos chegar. Por isso, entender como as empresas estão atuando na promoção da inclusão das diversidades em diferentes níveis hierárquicos é essencial para avançarmos e para agirmos de forma assertiva, organizada e que promova impactos positivos reais. 

Neste artigo, vamos apresentar como os dados e os diagnósticos podem ser aliados na busca por ambientes mais diversos, inclusivos e equitativos. 

Como os dados podem contribuir na construção de um mercado de trabalho mais diverso?

O diagnóstico é a espinha dorsal da construção de um mercado de trabalho diverso, e podem ser usados para: 

Análise do cenário

Através dos dados que serão gerados pela pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 1100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”, as empresas poderão ter uma visão completa do panorama das diversidades no meio corporativo. 

Essas informações ajudarão a analisar o cenário, observando os pontos positivos, as necessidades de melhorias e quais práticas avançaram nos últimos anos. 

Podemos citar os seguintes aspectos que serão analisados na Pesquisa: 

  • Composição étnico-racial e de gênero nas empresas e  nos diferentes níveis hierárquicos;
  • Evolução da inclusão de pessoas com deficiência;
  • A participação e presença da população LGBTQIAPN+ nas grandes empresas. 

Tomada de decisão 

É justamente a partir dessa análise que as tomadas de decisões serão mais assertivas. 

Vivemos a chamada “era dos dados” porque compreendemos que para agir de forma estratégica precisamos nos respaldar em estudos que embasam as ações e as coloquem em terrenos firmes. 

Somente compreendendo como a empresa está frente às diversidades, como a composição dos diferentes níveis hierárquicos são compostas, como o setor está avançando no tema, é que as tomadas de decisões para o desenvolvimento de práticas empresariais serão mais assertivas e com planejamentos mais concretos.  A tomada de decisão terá sustentação quali e quanti para prosseguir com maior chance de acerto

Perspectiva estratégica

Também a partir dos dados, é que a estratégia começa a se desenhar. Afinal, sabemos que para alcançar bons resultados, precisamos agir estrategicamente, estabelecendo metas, caminhos para alcançá-las, formas de mensuração de métricas, entre outras. 

Bem como o Perfil é uma das pesquisas mais citadas até os dias de hoje e que auxiliou o desenvolvimento de práticas empresariais,  os novos dados também serão utilizados para adaptar ou aprimorar estratégias já implementadas, considerando que o planejamento não deve ser engessado, mas sim um guia que é ajustado conforme as mudanças sociais. 

Em resumo, os dados são uma ferramenta poderosa na construção de um mercado de trabalho mais diverso. Eles fornecem informações para avaliar, planejar e implementar estratégias de diversidade eficazes. 

A utilização responsável e ética das informações  ajuda as organizações a criarem ambientes de trabalho mais inclusivos, equitativos e inovadores, impactando não apenas as pessoas profissionais, mas também toda a sociedade na redução das desigualdades.

Perfil Social, Racial e de Gênero das 1100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas

A pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 1100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”, conduzida pelo Instituto Ethos,  têm o patrocínio do Movimento Mulher 360, da Mover, da PwC Brasil, Anbima e do Nubank.

São parceiros estratégicos o CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Rede Empresarial de Inclusão Social, no apoio institucional, contamos com o suporte do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, ABRH Brasil e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.

Vale ressaltar que a coleta de dados acontece de forma segura, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e com total confidencialidade. Cada empresa participante receberá do IPEC: Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, um e-mail com a carta-convite e os links exclusivos dos questionários que serão respondidos pelos setores responsáveis. Em nenhum momento, o nome e os dados das empresas são divulgados individualmente. 

Por isso, se você deseja estar em um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, faz parte dos setores executivos (como CEO, Diretoria, Presidência) e de Recursos Humanos e D&I, e deseja participar da pesquisa, o passo a passo é bem simples: 

  • Acesse: ethos.powerappsportals.com/perfil1100/ e descubra se a sua empresa faz parte das 1100 maiores do Brasil de acordo com levantamento do jornal Valor Econômico;
  • Confirmando que a empresa está na lista, clique em “enviar e-mail” para solicitar os links exclusivos dos questionários e, em breve, você receberá o convite do IPEC. 

Caso tenha alguma dúvida sobre o anonimato dos dados, o IPEC está à disposição para atender através dos contatos: [email protected] ou 0800 800 5000.

Junte-se a nós nessa caminhada!

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.