NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

A importância vital de envolver fornecedores na agenda ASG (ESG)

Áliant e Protiviti promovem diálogo na Conferência Ethos sobre construir uma relação de confiança também com os fornecedores

25/02/2023

Compartilhar

O diálogo entre Daniela Coelho, diretora de Gestão de Riscos e Sustentabilidade da Protiviti, Adriel Santana, gerente de Inteligência Corporativa da Aliant e Eliane Moraes, superintendente do Banco Itaú – Unibanco, traz à tona uma discussão relevante sobre os riscos ambientais, sociais e de governança ASG (ESG) relacionados aos fornecedores. Com o título “Protiviti | Aliant oferecem: Riscos ESG de fornecedores”, a conversa destaca a importância de uma gestão colaborativa e sustentável entre clientes e fornecedores.

Os participantes compartilham suas visões sobre como a gestão de fornecedores não deve se limitar ao aspecto de sustentabilidade, mas também incluir uma abordagem mais ampla que envolva parcerias colaborativas e compromissos éticos. A conversa reflete a necessidade de tornar a relação cliente-fornecedor mais transparente, eficaz e alinhada com valores compartilhados.

Um ponto interessante discutido é a reação das empresas durante a pandemia. A crise trouxe à tona a importância de fornecedores éticos e comprometidos socialmente. O programa “Todos Pela Saúde” do Itaú exemplifica uma colaboração bem-sucedida entre o banco e seus fornecedores, demonstrando a capacidade de responder rapidamente às necessidades durante tempos desafiadores.

A conversa destaca ainda a cultura ética como um valor inegociável e a importância de promover a diversidade dentro da organização. A estratégia ASG (ESG) não se limita a grandes empresas, mas também se aplica a empresas de médio e pequeno porte, embora possam enfrentar desafios adicionais na adoção de práticas de governança e sustentabilidade.

Ao fim da atividade, compreendemos a necessidade de uma gestão de fornecedores que vá além do cumprimento regulatório e explore oportunidades de colaboração, responsabilidade social e ética. As lições compartilhadas pelos participantes mostram que a incorporação de práticas ASG (ESG) nos relacionamentos comerciais não só agrega valor, mas também fortalece a resiliência e a sustentabilidade a longo prazo.

Principais destaques do painel:

  • 💡 A gestão de fornecedores é fundamental para cultivar uma relação colaborativa e sustentável;
  • 💼 O Itaú possui mais de 20 mil fornecedores cadastrados e mantém um acompanhamento criterioso;
  • 🌍 A empresa busca engajar os fornecedores em questões de sustentabilidade e responsabilidade social;
  • 📈 O banco estabelece metas de diversidade e governança para seus fornecedores;
  • 🔍 Em relação a riscos ambientais e sociais, a governança é o principal desafio para empresas menores.

Conheça o Programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor do Instituto Ethos, uma iniciativa desenvolvida para empresas que se comprometem com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva e que buscam gerar valor não apenas para si, mas também para seus fornecedores, clientes e para a sociedade como um todo.

Foto: Freepik

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.