NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Rating Integra apresenta resultados do 1º ciclo de avaliação e dá a largada para o 2º

Empresas e atletas participaram de evento em SP

24/10/2019

Compartilhar

O Rating Integra, a principal ferramenta de avaliação do grau de governança, integridade e transparência na gestão das entidades esportivas do país; desenvolvido no âmbito do Pacto pelo Esporte e promovido pela Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos, LIDE Esporte, com o apoio do Mattos Filho Advogados; apresentou nesta quarta-feira (23), em São Paulo (SP), o resultado do seu primeiro ano de avaliações.

Um total de 26 entidades foram avaliadas, tendo como principais destaques: Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Confederação de Esportes na Neve (CBDN) e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Estas cinco entidades obtiveram as melhores notas na primeira avaliação. “Desde o lançamento do Rating Integra, há 20 meses, um total de 26 entidades participaram da iniciativa. Pode parecer pouco, mas elas abriram caminho e demonstram a vontade de acertar. Nosso momento hoje no esporte é ousar para mudar”, disse Lars Grael, representando a Atletas pelo Brasil e a LIDE Esporte.

No mesmo evento, também foi divulgado que o Rating Integra dará início ao seu segundo ano de avaliações, através do site www.ratingintegra.org.br,  e as entidades esportivas terão até dezembro para aplicarem, considerando que a divulgação deste segundo ciclo está prevista para maio de 2020.

“Tivemos um primeiro ano de muitos aprendizados e ajustes, como era de se esperar para uma ferramenta tão importante. É com muita satisfação que apresentamos hoje essa primeira fotografia do cenário esportivo nacional, já com a certeza de que no próximo ano teremos muito mais entidades aderindo ao Rating Integra. Trata-se de um esforço de longo prazo para melhorar o esporte no Brasil e para isso é preciso o envolvimento de todos”, afirma Daniela Castro, diretora executiva do Pacto pelo Esporte.

Dentre as 26 entidades que participaram do primeiro ciclo do Rating Integra, 46% são de pequeno porte, 27% de médio porte, 8% grande e 19% micro. 69% delas estão localizadas na região sudeste, 12% na região Centro Oeste, 11% na região Sul, enquanto as regiões Norte e Nordeste tiveram cada uma 4% das entidades avaliadas. Em uma escala de 0 a 10, a melhor nota foi 8,7 e a menor 2,4, com média geral de 4,65. “Já imaginávamos que seria assim, por ser esse o primeiro passo. Das 26 entidades, 19 se interessaram em fazer parte do processo, 16 chegaram até o final e 5 ficaram acima da nota de corte. Acreditamos que para o segundo ciclo, não só o número de participantes será ampliado, como a média também sofrerá mudanças”, destacou Ana Lucia de Melo Custodio, diretora-adjunta do Instituto Ethos.

As entidades que participaram do primeiro ciclo do Rating Integra apresentaram melhores resultado nos itens prestação de contas para o governo, transparência das regras e políticas, normas e controles internos. Já entre os maiores desafios estão o aprimoramento do código de conduta, a gestão de fornecedores e sistemas de integridade (compliance).

Vale lembrar que o Rating Integra servirá como referência para as empresas patrocinadoras no futuro, visando aumentar o investimento no setor, além de trazer mais transparência e eficácia para as entidades. “Esse prêmio vai incentivar outras entidades a querer estar aqui onde vocês estão”, acredita João Paulo Diniz, conselheiro da Atletas pelo Brasil. Enquanto que o presidente da Gol Linhas Aéreas, falou sobre os diferenciais da ferramenta. “Muito mais do que verificar, a proposta é de atuação quanto a orientação. Já na fase de verificação, o Rating Integra indica para a entidade quais ações devem passar a ser adotadas, o que ajuda muito no processo de governança e compliance”, destacou Paulo Kakinoff.

Ainda durante o evento, algumas empresas apoiadoras do Pacto Pelo Esporte anunciaram contrapartidas para as entidades que aderiram ao Rating Integra e a ideia é que o apoio aumente nos próximos anos. Além de cursos que serão viabilizados pelo Banco Itaú, Mastercard e Ernest Young, o Grupo Globo se prontificou a “estruturar um projeto para apoiar as entidades”, conforme apontou Rafael Ganem em sua fala.

Além das empresas, vários atletas participaram do evento em apoio a iniciativa.

Saiba mais sobre o Rating Integra.

Foto: João Neto/Fotojump

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.