Mobilizando as empresas por uma sociedade mais justa e sustentável

sitemap:

Agenda Nacional

Compartilhar

A ampla mobilização nacional em torno de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país, com visão de longo prazo, deve resultar do esforço de toda a sociedade, do sistema político e da iniciativa privada.

O Brasil precisa crescer com redução das desigualdades e da pobreza e para isso é necessário constituir uma visão geral de país sustentável e engajar toda a população nesse propósito. O caminho é elevar o nosso modelo econômico a um patamar de equilíbrio em que as principais forças de mudança estejam envolvidas e tenham poder de influência nas políticas e mecanismos de mercado que vão sustentar e orientar os processos econômicos.

O desenvolvimento com as características propostas requer o aprimoramento tanto do processo político quanto dos processos de desenvolvimento do conhecimento e de formação da cultura de nossa sociedade e, para isso, deve ser direcionado a três objetivos:

  • O processo produtivo – desde a fase extrativa até a de consumo, tanto de produtos quanto de serviços – deve ser desenhado para preservar a integridade ecológica do planeta;
  • Do ponto de vista social, deve-se contemplar uma estratégia de distribuição de oportunidades capaz de promover o desenvolvimento de comunidades, proporcionando geração de renda suficiente para uma vida digna e acesso aos direitos fundamentais e ao consumo consciente;
  • É necessário promover um ambiente de confiança, diálogo e democracia, fundamentado em relações transparentes e éticas entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade.

Para isso, é fundamental a existência de uma plataforma de convergência das diversas iniciativas da sociedade – com conscientização de todos – e a revalorização do processo de planejamento de longo prazo. O potencial mobilizador do desenvolvimento sustentável está pautado, mais do que em qualquer outra coisa, nos benefícios conjuntos conquistados com a elaboração e execução de um projeto nacional. Dessa forma, o país poderá desenvolver, dentro dos próximos anos, uma economia inclusiva, verde e responsável.

Iniciativas Relacionadas

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.