O Instituto - Posicionamentos

Compartilhar

Ethos defende abertura imediata de julgamento para apurar crimes de responsabilidade do presidente Bolsonaro

Instituto repudia atitudes que afrontam a democracia no Brasil

 

09/09/2021

O Instituto Ethos tem se posicionado recorrentemente em repúdio às declarações de ruptura constitucional.

As manifestações no dia 7 de setembro, organizadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e apoiadores, com palavras de ordem inconstitucionais, de ataque a outros poderes da República, de descumprimento da Constituição Federal e até com tentativas de invasão do Supremo Tribunal Federal (STF), precisam de resposta imediata e proporcional por parte das lideranças empresariais democratas e empresas socialmente responsáveis em defesa da democracia e contra o golpe em marcha. Não há desenvolvimento econômico, social e sustentável sem democracia.

É inaceitável que a democracia brasileira, a Constituição e as instituições republicanas sejam atacadas por altos dirigentes do governo federal, liderados pelo presidente da República. Cometendo, todos, graves crimes de responsabilidade.

É inaceitável que tenhamos um governo que não governa, em um cenário da mais grave combinação das crises: sanitária, política, econômica, ambiental e social.

É inaceitável que a economia brasileira, as conquistas sociais, o emprego, a saúde, a cultura, o meio ambiente, as riquezas do Brasil, sejam postas em xeque pelo governo Bolsonaro.

Os pronunciamentos dos presidentes do STF, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Senado e da Câmara de Deputados foram importantes, porque apontam para crimes de responsabilidade do presidente Bolsonaro.

É hora de uma ação concreta, prevista na Constituição Federal e necessária para sua defesa. A abertura imediata de processo, no Congresso Nacional, para julgar os crimes de responsabilidade do presidente da República é urgente.

É hora de uma ação urgente das responsabilidades do Congresso Nacional se colocarem e cumprirem seu mandato. Caminhar para o impeachment, por crime de responsabilidade, é a única  alternativa possível e o Congresso é o caminho.

É hora de pressionarmos o Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, para que seja aberto imediatamente o processo, sob pena de observarmos os pilares da nossa democracia serem  destruídos.

 

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.