Áreas de Atuação/Gestão Sustentável

Compartilhar

Pacto de Promoção da Equidade Racial

O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que propõe implementar um Protocolo ASG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro. Além de ser uma poderosa métrica para nortear o status da desigualdade racial dentro das empresas brasileiras, o índice também é um instrumento estratégico para estimular e mensurar o progresso na correção das desigualdades raciais dentro e fora das organizações.

O protocolo de ações conta com regras de governança que prezam pela representatividade dos distintos públicos envolvidos com o tema racial e com a agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), além de contemplar mecanismos próprios de mensuração do equilíbrio racial (o Índice ASG de Equidade Racial – IEER), de avaliação de resultados e certificação por organizações independentes. 

Com o apoio da sociedade civil, e por meio da implementação de ações afirmativas, acreditamos que este movimento de fomento à inclusão produtiva da população negra é capaz de mudar a realidade brasileira em apenas uma geração. 

Saiba mais sobre o Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Instituto Ethos como organização homologadora do Pacto

O Instituto Ethos é uma organização homologadora do Pacto pela Equidade Racial, sendo responsável pela capacitação e habilitação das empresas e/ou organizações que tenham interesse na atuação como certificadoras. 

A qualificação divide-se em três eixos: temático em relação a Equidade Racial; orientativo quanto ao Protocolo ESG de Equidade Racial; e de formação de Auditores. 

Com um histórico de capacitações customizadas em temas ligados à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), o Instituto Ethos desenvolveu o Indicadores Ethos-CEERT para Promoção de Equidade Racial, uma ferramenta de gestão que busca estimular a promoção da diversidade com foco em equidade racial. 

Os cursos de Diversidade e Inclusão, que são continuamente oferecidos, evidenciam a experiência, autoridade e compromisso do Instituto Ethos na construção de oportunidades e espaços seguros para grupos minorizados. 

É importante mencionar também, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, iniciativa de estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais com o obejtivo de ajudar a superar a discriminação de gênero e raça dentro das organizações.

Quais são os benefícios em atuar como empresa certificadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial?

As certificadoras são voltadas para a auditoria e/ou certificação da implementação, acompanhamento e definição do IEER pelas instituições interessadas, através do monitoramento anual das ações afirmativas desenvolvidas e verificação dos compromissos de Investimento em Equidade Racial contemplados no protocolo ASG para Equidade Racial no Brasil.

Essas empresas certificadoras estabelecerão critérios de auditoria/certificação de acordo com a realidade da organização e seu setor, desde que dentro de parâmetros mínimos definidos pela homologadora.

O processo para se tornar uma certificadora do Pacto conta com as seguintes etapas: 

Etapa 1 – Inscrição para análise documental e verificação de preenchimento de requisitos;

Etapa 2 – Capacitação na temática racial, Pacto pela Equidade Racial (IEER N1, IEER N2  e IEER N3) e auditoria;

Etapa 3 – Visita técnica do Instituto Ethos com entrega de relatório situacional (opcional);

Etapa 4 – Emissão de certificado.

Conheça as empresas que se tornaram certificadoras através do Ethos:

  • Ser Antirracista

Entre em contato para saber mais informações: [email protected]  

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.