Empresas compartilham os desafios e caminhos possíveis para desenvolver essa temática
O caminho das pedras para a implantação dos ODS (Agenda 20-30) nas empresas foi tema debatido entre lideranças na Conferência Ethos 360º São Paulo que reuniu empresas como Itaú, Anglo American e o Pacto Global da ONU. Para ajudar empresas neste processo, Barbara Dunin, do Pacto Global, apresentou o SDG Compass, documento que tem como objetivo apontar caminhos para as empresas implementarem os Objetivos em suas práticas.
“No Itaú, usamos o material para traçar os caminhos para a implementação dos ODS na nossa estratégia do negócio. Nós escolhemos alguns ODS prioritários, que estavam ligados às questões que já atuávamos. Acreditamos que os ODS escolhidos têm que ser parte do core business da empresa, integrado à governança”, apresentou Giovana Sgreccia, gerente de sustentabilidade e negócios inclusivos, do Itaú Unibanco.
A facilidade em comunicar os ODS, por ser uma linguagem comum a diversos países, foi um distintivo dos diferenciais ressaltados pelos participantes. “É impressionante o engajamento dos funcionários com a temática dos ODS, quando colocamos em prática e decidimos utilizá-los na empresa”, compartilhou Felipe Starling, gerente de relações institucionais da Anglo American Brasil. “O tema da sustentabilidade permeia o setor da mineração. Percebemos que trabalhar em parcerias intersetoriais é um caminho para implantar melhor os ODS. Fazemos isto em forma de parceria com as prefeituras nas cidades em que temos atuação”, complementou Starling.
Os grandes desafios encontrados para a implantação dos ODS nas empresas compartilhados pelos presentes foram a sensibilização da alta direção para estas questões, a escolha dos ODS prioritários e a articulação com outros grupos e outros setores para um trabalho com mais impacto.
“Há iniciativas que tem esse papel de procurar encontrar caminhos para implantação da agenda 20-30 no país, em articulação com os diversos setores da sociedade, como é caso da Comissão Nacional ODS, iniciativa do Governo Federal, que o Ethos faz parte. Esta comissão tem foco na sensibilização dos governos locais e tem discutido metas e indicadores para acompanhar o desenvolvimento das ações nesta temática”, finalizou Marina Ferro, gerente executiva de projetos em práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, ao apresentar a Comissão ODS.
Acesse a publicação SDG Compass aqui.
Conheça os detalhes sobre o Pacto Global aqui e sobre os ODS aqui.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos
Foto: Clóvis Fabiano e Kleber Marques