As candidaturas da Rede Brasil do Pacto Global ao concurso SDG Pioneers (em uma tradução livre, “Pioneiros dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”) representaram 8% das postulações encaminhadas ao escritório do UN Global Compact, em Nova York. No total, foram feitas cerca de 600 inscrições de 98 países, sendo 47 de concorrentes brasileiros.
Dos 47 inscritos, 36 enviaram seus questionários à Secretaria da Rede Brasil para participação no processo de nomeação da Rede Local, que foi centralizado pela Comissão ODS. Foram aceitas 28 inscrições (confira abaixo), sendo que algumas delas de profissionais vinculados a empresas do Comitê Brasileiro do Pacto Global. As outras 19 inscrições seguem no páreo.
O anúncio dos cinco SDG Pioneers mais inspiradores em cada categoria, que serão conhecidos durante o UN Global Compact Leaders Summit 2016, que acontece entre os dias 22 e 23 de junho, em Nova York. Também durante o evento, serão revelados os nomes dos SDG Pioneers de cada categoria, que participarão de um programa de um ano com o UN Global Compact para desenvolver ainda mais suas potencialidades e ambições.
Todo o processo de seleção do SDG Pioneers é conduzido pelo UN Global Compact, por meio de um comitê de especialistas composto por instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos de diversos setores. O concurso é destinado a inspirar negócios e reconhecer profissionais de organizações signatárias do Pacto Global que promovam os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em países ao redor do mundo.
Nomeados ao SDG Pioneers pela Rede Brasil do Pacto Global
1. | Abiquim | Fernando Figueiredo |
2. | Agenda Pública | Sérgio Andrade |
3. | Aldeias Infantis | Felipe Páscoa |
4. | BASF | Dimar Nachtigal |
5. | BM&F BOVESPA | Sonia Favaretto |
6. | Braskem | Alexandre Elias |
7. | Braskem | Mateus Lopes |
8. | Braskem | Mario Pino |
9. | Caixa Seguradora | Jackson Lenon |
10. | Enel Brasil | Odailton Arruda |
11. | Fox Time | Danielle Pieroni |
12. | Granitos Partners | Rodrigo Tavares |
13. | Grupo Abril | Denis Burgierman |
14. | Grupo Abril | Karin Hueck |
15. | Grupo CCR | Marina Mattaraia |
16. | Grupo Libra | Celina Carpi |
17. | Itaipu Binacional | Heloisa Covolan |
18. | Itaipu Binacional | Jorge Samek |
19. | Itaú Unibanco | Denise Hills |
20. | Natura | Renata Puchala |
21. | Novozymes | Pedro Luiz |
22. | Odontoprev | José Roberto Barreto |
23. | Petrocoque | Augusto Carvalho |
24. | Quinta da Estância | Rafael Goelzer |
25. | Sabará Participações | Ulisses Sabará |
26. | SANASA | Lina Cabral |
27. | Santander | Jerônimo Ramos |
28. | Votorantim | David Canassa |
Fonte: Rede Brasileira do Pacto Global da ONU
Foto: Timothy Clary/AFP