Reduzir 30% do desperdício de comida, ‘descarbonizar’ a construção de novos prédios ou reformas e cultivar 1.000 hortas urbanas: a AccorHotels tem como meta fazer tudo isso até 2020. Hoje (18), os líderes da maior operadora de hotéis do mundo apresentaram os resultados do Planet 21, programa de desenvolvimento sustentável, e as renovações dos compromissos assumidos para os próximos quatro anos.
Conheça o programa de desenvolvimento sustentável da AccorHotels: o Planet 21
Sébastien Bazin, CEO do grupo, afirmou que “o compromisso e a energia demonstrados pelas equipes para a implementação do Planet 21 em todo o mundo são estímulos valiosos para o nosso desempenho sustentável. Cinco anos após o início do programa, os resultados se mostram bastante encorajadores. Atualmente, queremos expandir nossas ambições nos baseando em inovação e responsabilidade. A segunda etapa do Planet 21 deverá nos possibilitar criar um patrimônio ‘sustentável’ e reduzir nossos impactos negativos por meio da mobilização de nossos funcionários, hóspedes, parceiros e comunidades locais. Nossa perspectiva é de estimular a mudança rumo a uma hospitalidade positiva, mais responsável e inventiva, onde quer que estejamos”.
2016-2020: mesma direção, metas mais altas
Aplicando sua política de progresso e transparência, o grupo ouviu a opinião de seus clientes sobre suas práticas sustentáveis, atualizou sua pegada ambiental e avaliou, pela primeira vez, sua pegada socioeconômica.
O Planet 21 (2016-2020) reforça alguns dos compromissos básicos da empresa, como a redução da pegada ambiental, e expõe os objetivos que impulsionarão uma grande transformação no modelo de negócios e nas prioridades estratégicas da rede hoteleira, como na área de ‘alimentos & bebidas’ e na administração de propriedades. Além disso, o novo ciclo se estrutura em quatro áreas de ação e em duas prioridades (‘alimentos & bebidas’ e construções).
Para fornecer aos hotéis o apoio efetivo às implementações, a Carta 21, sistema de gerenciamento de desenvolvimento sustentável interno, evoluiu para o Planet 21 in Action. O remodelamento da ferramenta eleva o patamar das metas e é mais flexível, funcionando de acordo com as especificidades locais e as realidades operacionais de cada hotel.
Planet 21 (2011-2015): uma sólida trajetória
A AccorHotels alcançou resultados consistentes com suas ações de 2011 a 2015. Em cinco anos, o grupo entregou dois terços dos 21 objetivos do programa e mais de 90% de seus hotéis entraram em um trajeto de melhoria contínua.
O programa permitiu que houvesse um progresso significativo, particularmente na esfera do bem-estar no local de trabalho, proteção à criança, biodiversidade e gestão de consumo de água e energia. Em cinco anos, o consumo de água foi reduzido em aproximadamente 9%, o consumo de energia, em 5,3%, e as emissões de carbono, em 6,2%. Ao final de 2015, toda a rede estava comprometida a proteger as crianças contra abusos (programa interno de conscientização) e mais de 4,5 milhões de árvores foram plantadas pelo mundo desde 2009.
Foto: AccorHotels