Webinar realizado no último dia 25 discutiu Código de Conduta
O programa Cadeia de Valor do Ethos tem como objetivo apoiar empresas a engajarem sua cadeia para ações mais sustentáveis. É o caso da Unimed do Brasil, que incentiva as cooperativas e sociedades auxiliares do Sistema Unimed a promoverem práticas de integridade.
Entre as atividades do programa, está a realização de encontros para tratar das políticas, avanços e compartilhar experiências. No último dia 25, aconteceu o 1º webinar do 2º Ciclo do Programa de Integridade das Cooperativas Unimed, cujo tema foi: “Compartilhando práticas”, que tratou da aplicação do código de conduta.. Como fruto do programa, a Unimed construiu um documento que pode servir como norte para que suas cooperadas construam seu próprio código, alinhado com a sua realidade e necessidades. Esse documento é baseado na Lei Anticorrupção, no Guia Temático de Integridade do Ethos e no Programa de Integridade da Controladoria Geral da União. “É preciso tirar o código da gaveta e implementar na prática, na cultura da organização”, apontou Leandro Rosa, Analista de Sustentabilidade da Unimed do Brasil, na ocasião do encontro.
Além disso, o treinamento das equipes e dos fornecedores acerca dos programas de integridade de cada Unimed também foi um tema debatido e os presentes compartilharam suas experiências, entre elas, a Unimed Belo Horizonte, que já treinou todos os funcionários e a Unimed Araraquara, que tem 97% de seus colaboradores treinados para as temáticas de integridade. A criação de canais de comunicação, que vão além do canal de denúncia, e a criação de materiais os quais as empresas parceiras podem fazer consultas sobre as condutas esperadas também foi debatido no encontro. “Pessoas procuram os canais de interação do programa para tirar dúvidas sobre ações que podem infringir o Código de Ética da organização”, comentou um colaborador da Unimed Belo Horizonte.
Para conhecer detalhes sobre o Programa Cadeia de Valor do Ethos, clique aqui.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos