Ethos participou do workshop em Salvador 

Representantes e membros de organizações públicas e privadas se reuniram nesta quinta-feira (17) para o workshop Promoção da Equidade Racial, promovido pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), no auditório da Unifacs, campus Tancredo Neves. O encontro recebeu cerca de 100 pessoas e teve a proposta de viabilizar trocas de experiências sobre políticas de igualdade nos ambientes empresarial e institucional.

O evento contou com as presenças da titular da Semur, Ivete Sacramento; do presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Eurico Alcântara; da gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, Cecília Miranda; da promotora pública Lívia Vaz Santana; e do psicólogo e representante da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Valmiro Filho.

Na ocasião, a plateia tomou conhecimento de como o racismo se instala em esferas públicas e privadas, provocando falta de oportunidades para o ingresso e ascensão dos negros no mercado de trabalho. Como representação de boas práticas, membros da Dow Brasil, Instituto Ethos e Avon divulgaram cases de sucessos implementados por cada gestão, expondo diagnósticos, pesquisas, avanços e indicadores de necessidade de construir instrumentos para fortalecer ações contra o racismo e discriminação dentro dos ambientes corporativos.

A secretária Ivete Sacramento explicou que a ideia de promover a exibição desses exemplos “é sensibilizar as empresas para execução de programas inéditos ou similares, tendo a responsabilidade de não só empregar como também capacitar e qualificar jovens negros para que eles possam ascender profissionalmente”.

A reitora da Unifacs, Márcia Barros, agradeceu à Semur pela realização do debate dentro das dependências da unidade de ensino. “Uma ação como esta dentro da universidade contribui para a formação dos alunos não só individualmente, mas também para que a gente construa uma sociedade mais justa”. Ela acrescentou que a universidade está entre as 124 empresas em Salvador certificadas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, por desenvolver ações de igualdade e diversidade.


Por SECOM – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador

Foto: Joao Alvarez – ASN-BA e Daniela Passos – Semur