O Instituto - Posicionamentos

Compartilhar

Manifesto convocatório por uma iniciativa empresarial para a promoção do trabalho decente em plataformas digitais

Instituto Ethos convoca as lideranças empresariais para aderirem ao plano de trabalho da iniciativa “Promoção do trabalho decente em plataformas digitais”

Observamos profundas transformações sociais marcadas pelos avanços da tecnologia, que têm desencadeado mudanças na forma como vivemos e nos relacionamos, impactando diretamente na relação da sociedade com pilares essenciais para a sobrevivência, como o trabalho. Com a crescente digitalização dos serviços, as plataformas digitais se tornaram uma alternativa de geração de trabalho e renda para milhares de pessoas, especialmente durante a pandemia causada pela Covid-19. Simultaneamente, as dinâmicas de trabalho vêm se transformando e suscitando diálogos ao redor do mundo sobre o papel e a responsabilidade das plataformas digitais nas relações socioeconômicas e de trabalho, bem como, na flexibilidade e na autonomia que são características inerentes à esse modelo de negócios.

A partir da premissa que desenvolvimento sustentável pressupõe o desenvolvimento humano e qualidade de vida, o Instituto Ethos, desde 2021, vem conduzindo diálogos e consultas direcionadas com as empresas (plataformas digitais) e outros atores sociais (representação empresarial, organizações da sociedade civil, academia e organizações internacionais) para a elaboração de diretrizes e preceitos sobre o trabalho decente (conceito consagrado pela OIT em 1999) em plataformas digitais com o objetivo de promover a responsabilidade social empresarial pautada por boas práticas e instrumentos que promovam a proteção e seguridade social. É preciso inovar para superar os desafios, a fim de que tenhamos instrumentos legais e diretrizes capazes de lidar com a complexidade das relações de trabalho atuais e garantir direitos. Nesse sentido, se coloca a extrema relevância e o protagonismo empresarial em exercer sua responsabilidade social na promoção do trabalho decente.

A partir dessa manifestação, o Instituto Ethos Empresas e Responsabilidade Social convida as lideranças empresariais para aderirem ao plano de trabalho da iniciativa para a “promoção do trabalho decente em plataformas digitais” a fim de desenvolver e implementar conjuntamente com as empresas e atores relevantes:

  1. Um espaço permanente de diálogo coletivo com base em um plano de ação para 2022/2023 da agenda de trabalho decente;
  2. Compromissos e diretrizes empresariais para a promoção do trabalho decente em plataformas digitais;
  3. Indicadores sociais que avaliem o amadurecimento das práticas empresariais partir das diretrizes estabelecidas e;
  4. Articulações e mobilizações frente às políticas públicas e regulamentações de trabalho decente em plataformas digitais (agenda de advocacy).

Para conhecer mais sobre a iniciativa e aderir ao plano de trabalho, entrar em contato através do e-mail [email protected]

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.